ARTIGO: LEITURA & SENTIMENTOS

Dentre as múltiplas funções cumpridas pelas práticas de leitura, aquela de gerar sentimentos no leitor se coloca como uma das principais. Por exemplo, as chamadas "leituras de conforto" ( ou de lenitivo), geralmente feitas com textos da natureza religiosa, são capazes de reequilibrar um ser humano na sua caminhada de vida. E não é à toa que o livro mais lido no Brasil - e acho que também no mundo - seja a Bíblia. 

Muitos estudiosos dos processos de leitura afirmam que a formação de um leitor depende muito mais das leituras produtoras de sentimentos e de prazer do que as leituras voltadas ao estudo e às competências de natureza cognitiva. Daí a força da leitura da literatura, instigadora da fantasia e de sentimentos múltiplos, no desenvolvimento do hábito de leitura. 

O quadro SAUDADE (1899. 1,97 x 1,01 m, óleo sobre tela), do pintor regionalista brasileiro Almeida Junior, nos ajuda a entender a relação acima exposta. Antes de tudo, chama a nossa atenção o trabalho feito com a luz. De fato, a cena é iluminada pela luz de uma janela, e há um grande contraste entre as vestes escuras da moça e a claridade do exterior. 

A expressão da moça que lê uma carta é de grande tristeza.

Ainda numa análise esquemática da obra, percebemos uma luz em perpendicular que entra pelo primeiro quadrante passa pelo chapéu, brincos, boca, lágrima, documento, livro e termina no baú entreaberto - essa luz conduz de início o nosso olhar para dentro da obra. A postura da mulher, voltada para dentro, simboliza "introspecção", ignorando o universo externo.

A tradução do tema é precisa na figura da comovida mulher, as lágrimas, duas gotas a correr em seu rosto, são certeiras da dor que por vezes compõe a palavra  "saudade" que ali é tratada como falta de algo ou alguém. E lembrar ainda que, no final do século 19, quando a saudade se expressava na ausência física, as cartas constituíam um dos únicos caminhos para o diálogo na distância. 

E vem à mente nesta breve reflexão um pensamento de Helen Keller, que dizia: "As coisas melhores e mais bonitas do mundo não podem ser vistas ou mesmo tocadas. Elas precisam ser sentidas com o coração." Portanto, ler e sentir as coisas com o coração, ver nascer sentimentos em si, revitalizar as emoções desta vida através de leituras carregadas de sentimentos e emoções - eis um caminho seguro para o ensino orientado para formação objetiva de leitores na escola e em outras instâncias socioculturais. 


Comentários

Postagens mais visitadas