SÍNTESE: DA FRAGMENTAÇÃO À ELABORAÇÃO: O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DA LEITURA DIGITAL
Telma Rubiane Rodrigues de Melo
A leitura tem se transformado ao longo dos anos; afinal, enquanto fenômeno social, está intimamente ligada à cultura de seu tempo. De prática silenciosa e contemplativa, na Idade Média, passou, com a Revolução Industrial e o advento da prensa de Gutemberg, à atividade ligeira e informativa para o homem que se movia no ritmo dos centros urbanos. Hoje, a leitura se desprendeu do objeto (livro, jornal, revistas etc.) e do ambiente (igrejas, bibliotecas, escolas etc.), para se tornar uma atividade inerente ao cotidiano, o que significa uma mudança na estrutura da recepção textual e, consequentemente, a criação de novas práticas.
O que não se transformou, contudo, foi o fato de que o ato de ler ainda é a principal forma de apropriação do conhecimento produzido pela humanidade, porque é por meio da leitura que o indivíduo apreende o universo e tudo o que há nele. E não se trata apenas da leitura de signos alfabéticos, como comumente a leitura é entendida, mas de todo e qualquer signo usado na comunicação do ser humano: imagens, símbolos, texturas, sons, ou seja, tudo aquilo que o indivíduo pode transformar em pensamento e linguagem.
A revolução digital, iniciada na década de 90, tem tornado essa esfera múltipla da leitura cada vez mais evidente, porque no ciberespaço, todas as diferentes linguagens surgem imbricadas, em suportes eletrônicos também variados: celulares, tabletes, leitores digitais, computadores.... Há publicidade, imagens, posts de redes sociais, jogos, links de notícias, músicas, áudios, e todos os outros gêneros, que se entrelaçam como nunca por meio de "nós", os chamados links, exigindo do leitor o trabalho com vários sistemas perceptivos ao mesmo tempo. São leituras não lineares, fragmentadas e fragmentárias, em que o texto que se lê é construído na medida em que é lido.
A relação do leitor com o texto também mudou, pois está pautada na interatividade. O texto, entendido como esse conjunto de várias linguagens, é plástico, flexível: pode ser copiado, comentado, compartilhado, avaliado, transformado em outros textos, em ações simultâneas ou consequentes ao ato de ler. A leitura tornou-se, assim, uma atividade dinâmica, pois depende de ações do leitor para se concretizar; e complexa, já que requer habilidades como buscar, selecionar, analisar, relacionar, elaborar.
Está posta, portanto, a função do professor junto à leitura digital: partindo dos usos de rede já feitos pelo aluno, e que sem dúvida cumprem sua função, encaminhá-lo para novos percursos de leitura, atuando como um guia, a fim de que ele alcance o uso crítico e consciente do ciberespaço e seja capaz de saltar da fragmentação do conhecimento para uma elaboração com autoria da navegação em rede.
Referências:
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
Excelente síntese: bem articulada, com posicionamento que chama a atenção das escolas naquilo que lhe compete ensinar na esfera da leitura de textos digitais.
ResponderExcluirObrigada professor! Suas orientações ao longo do curso têm sido fundamentais.
ExcluirMuito interessante seu texto, Telma, a perspectiva histórica é fundamental.
ResponderExcluirObrigada Natália! Foi minha primeira produção para um blog, espero melhorar com o tempo. Um abraço.
ExcluirExcelente texto, Telma! Amarrar a perspectiva do desenvolvimento histórico da leitura à prática pedagógica do professor como um "guia" para ensinar os leitores a navegar no ciberespaço é uma sacada da qual precisamos nos apropriar nas escolas!
ResponderExcluirObrigada João. Muito grata pela leitura atenta e pelo comentário tão elogioso.
ExcluirQue texto lindo! Fez uma síntese primorosa do que temos lido e gostei muito dos links que você acrescentou ao texto. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário carinhoso querida Érika. Fico feliz por estarmos trabalhando juntas. ❤
ResponderExcluirLindo texto! Essencial a todos os professores. Parabéns Telma!
ResponderExcluirMuito obrigada Flávia! Um abraço.
ExcluirTexto direto e bem escrito. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada pelos elogios.
ExcluirMergulhada na condução da leitura, suas características e evolução linguística, você destacou a função social do ato de ler em cada tempo. Maravilhoso, texto base para nossos futuros estudos. Muito obrigada!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho Lu! Sua opinião é muito valiosa para mim, pois você trabalha na formação de professores, e tem consciência da necessidade de mudança de paradigma.
ExcluirMuito interessante entender a evolução da leitura. E que desafio do professor atual: o de conduzir seus alunos à leituras críticas e conscientes em um universo amplo e cheio de possibilidades, o universo virtual. Ótimo texto, Telma! Parabéns!
ExcluirMuito obrigada Ana Luíza! Também me identifiquei bastante com o texto que escreveu. Acho que seguimos linhas parecidas na leitura de Santaella e Chartier. Um abraço!
ExcluirParabéns pelo texto! Apesar do seu foco ser leitura digital, interessante quando você cita que a leitura é tudo que o indivíduo transforma em pensamento e linguagem. Você é demais!!!
ResponderExcluirObrigada querida Helena! Escrevi pensando em excelentes professoras, como você!
ExcluirFantástico o texto Telma. Reforça bastante o papel do educador em mediar os alunos para que possam transcender com a leitura além do espaço virtual.
ResponderExcluirSim, a ideia era esta mesmo: pensarmos em como ir além do que aquilo que eles já fazem na internet, às vezes até melhor que a gente, não é? Um abraço.
ExcluirExcelente texto, Telma! Fantástico quando você aborda a evolução histórica da leitura e destaca que o ato de ler ainda é a principal forma de apropriação do conhecimento produzido pela humanidade e que a leitura digital é cada vez mais considerada como prática dinâmica e democrática, pois permite que qualquer conteúdo seja acessado em qualquer parte do planeta, a qualquer hora, por um ou vários leitores.
ResponderExcluirObrigada querida amiga! Você compreendeu muito bem o objetivo do texto! Fico lisonjeada por ter sua opinião aqui no blog! Um abraço!
ExcluirÓtimo texto. É fundamental hoje oportunizar que nossos alunos tenham contato com essas diversas formas de texto e consigam, sobretudo, criar significados a partir deles.
ResponderExcluirObrigada Fernanda! A leitura digital eu sei que já faz parte da sua prática! Muito feliz por receber sua opinião sobre o texto. Abraços.
ExcluirMuito bom artigo sobre a importância da leitura e principalmente o papel do professor nesse auxílio, parabéns Telma, grande abraço e sucesso!
ResponderExcluirMuito obrigada Joarez. E você continua sendo o artista favorito daqui de casa.
ExcluirEXCELENTE REFLEXÃO, TELMA! MUITAS VEZES AS PESSOAS ESQUECEM DE QUE OS ALUNOS E FAMÍLIAS, ASSIM COMO NÓS, ESTÃO LIDANDO COM RECURSOS E ESTRATÉGIAS NOVAS, AS QUAIS AINDA NÃO DOMINAM, O QUE TORNA AINDA MAIS DIFÍCIL A INTERAÇÃO. NECESSÁRIO SIM SER ENSINADO, ANTES DE UTILIZADO QUALQUER RECURSO. ABRAÇO CARINHOSO 😘
ResponderExcluirSim, sem dúvida. Tanto professores como alunos estão diante desse desafio, em especial no período de pandemia. Muito obrigada por seu comentário. Um abraço.
ExcluirParabéns querida, muito bom vc é maravilhosa, sucesso pra vc sempre 👏👏👏👏👏😘
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!
ExcluirParabéns! Passeei pelo texto como um veslumbre do futuro, futuro este que estamos vivendo. Interpretações são essenciais na aprendizagem matemática, nas relações e aplicações.
ResponderExcluirVerdade não é Fê? Este é o trabalho que já podemos ver acontecendo, e que se reafirmará a partir do ano que vem.
ExcluirAdorei o texto Telma! Particularmente, me encantei muito com os apontamentos em relação às permanências e mudanças envolvidas no processo histórico da prática de leitura. E achei também incrível você destacar a inviabilidade de se presumir que as habilidades de leitura relacionadas ao ciberespaço sejam intrínsecas aos alunos, uma vez que apesar de geralmente estarem inseridas em contextos digitais desde o nascimento, essas crianças não desenvolveram necessariamente as habilidades de leitura referente a esses meios. Acredito que romper com essa expectativa é fundamental para o trabalho com leitura digital.
ResponderExcluirMais uma vez, parabéns pelo texto querida!
Muitíssimo obrigada pelas palavras carinhosas. Como professores, é importante termos a compreensão de que o conhecimento que o aluno tem, como internauta, nem sempre é o mesmo que é necessário para todos os tipos de leitura do ciberespaço. Um grande abraço!
ResponderExcluirExcelente texto Telma.
ResponderExcluirUma boa reflexão entre os grandes saltos da leitura.
Hoje estamos na era da leitura digital e entendo que os professores precisam se enquadrar neste novo cenário para poder usá-lo a favor do ensino.
Parabéns, excelente tema.
Obrigada Micheli! Com certeza estamos diante de um novo tempo!
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