PESQUISA: CÍRCULOS DE LEITURA NO 9º ANO
Carolina Branco Costa
Pesquisa sobre leitura no 9º ano do Ensino Fundamental: círculos de leitura
Referência:
LIOBA, Clediana dos Anjos. Literatura em círculos de leitura: notas de uma experiência no 9º ano. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró. 2016. Acesso em: 03/10/2018. Disponível em: <file:///C:/Users/Maria%20Carolina/Downloads/LIOBA,%20C.%20D.%20A,%202017.pdf>.
Comentários:
A
busca foi realizada no Catálogo de Teses e
Dissertações da CAPES, em 03 de Outubro de 2018, tendo sido utilizada a
seguinte estratégia de buscas: "Leitura AND anos finais do ensino
fundamental AND 8º ano OR 9º ano"; e tendo sido aplicado o filtro de tempo,
restringindo as buscas para dissertações e teses defendidas entre os anos de
2016 e 2018.
O trabalho escolhido intitula-se: "Literatura em círculos de leitura: notas de
uma experiência no 9º ano", sob autoria de Clediana dos Anjos Lioba,
orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Bezerra Alves. Esta dissertação foi apresentada ao Programa
de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS - da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre
em Letras, pelo Mestrado Profletras, na área de concentração de Teorias da
Linguagem e Ensino, foi defendida e
aprovada em 12 de Dezembro de 2016.
O objetivo
central deste estudo, segundo LIOBA (2016, p. 08) foi: "analisar a
experiência de círculos de leitura como intervenção na formação de leitores no
Ensino Fundamental, considerando seu potencial estratégico no ambiente
escolar". Os objetivos específicos, segundo a mesma autora (p. 15), foram:
a) Identificar os motivos que mais despertam o interesse e o prazer pela
leitura literária em prosa; b) Promover a compreensão e a interpretação do
texto literário em prosa através de círculos de leitura em uma turma do 9º ano;
c) Verificar e analisar os obstáculos materiais e pedagógicos existentes em
sala de aula que impedem o desenvolvimento da leitura literária no gênero
narrativo, visando discutir ainda sobre os motivos que distanciam os alunos do
gosto pela leitura e o papel desempenhado pela escola na formação leitora de
seus estudantes.
Para
atingir tais propostas, enquanto procedimentos metodológicos, foi utilizada a
concepção de pesquisa-ação, sob análise qualitativa, de modo que a pesquisadora
inseriu-se na prática de sala de aula, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental,
com alunos advindo da rede privada de ensino, e organizou círculos de leitura
periodicamente.
Os
textos usados nestes círculos foram narrativas diversas da literatura
brasileira e estrangeira, apontadas pelos alunos, bem como teorias de vários
pesquisadores da área de leitura, que fundamentaram teoricamente, tais como: a)
sobre leitura e letramento: Freire (1989) e Soares (2012); b) sobre literatura:
Lajolo (1985) e Cândido (1995); c) sobre
círculos de leitura: Cosson (2014), Yunes (1999), Bohm e Maragoni (2011), entre
outros. Também foram utilizados documentos governamentais como Parâmetros
Curriculares Nacionais (1998) e as Orientações Curriculares Nacionais para o
ensino médio (2008), que nortearam o trabalho pedagógico dos docentes com a
linguagem e a literatura.
Este
estudo ainda dialogou com autores que subsidiaram a
organização dos procedimentos metodológicos de intervenção, tais como: estratégia
de círculos de leitura, através dos estudos de alguns teóricos tais como
Thiollent (2011), Tripp (2005) e Lüdke e André (2014).
Os
problemas de pesquisa que nortearam as investigações foram, segundo Lioba
(2016, p. 14,15): a) Como despertar o prazer pela literatura através de
círculos de leitura em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental? b) Qual o
papel que a escola e o professor devem desempenhar para promover a formação de
leitores literários?".
A intervenção foi realizada em uma escola privada de
Fortaleza, focalizando uma sala de 9º ano do ensino fundamental, tendo 41
participantes, de idades entre 13 e 15 anos. Inicialmente, a pesquisadora apresentou
dados da cidade e da escola, e evidencia que as atividades ocorreram na
biblioteca, pertinente à motivação leitora. A escola já havia realizado outros projetos
focalizando a promoção da leitura.
A autora tensiona o acesso a livros comerciais pelos alunos,
como best-sellers, em contraponto a
literatura que não tem esta intencionalidade, propondo a reorientação destas
leituras. Foi realizada um lista de livros junto aos alunos e uma junto aos
professores.
Foram aplicados questionários aos alunos sobre hábitos de
leitura, nos quais: "dos 41 alunos pesquisados, 24
declararam gostar de ler, ao passo que apenas seis disseram não gostar e 11 se
mostraram de forma indecisa" (Lioba, 2016, p. 46). Posteriormente, os alunos responderam a um
questionário analisando os círculos de leitura, no qual: "
do montante de 41 alunos, 28 declararam optar pela internet em seu momento de
lazer, 6 para filmes e somente 03 para leitura, seguido de 02 para TV e 01 para
esporte ou outra atividade" (Idem, p. 46), utilizando o livro impresso e o
celular como principais suportes de leitura e apontando como principal
impecílio ao ato de ler, outras atividades de lazer.
A
autora problematiza o fato de os alunos serem expostos a uma iniciação
literária com leitura livre durante todo o Ensino Fundamental e, no Ensino
Médio, a exposição massiva de “conteúdos” a partir de informações históricas e
teóricas sobre obras de Literatura, evidenciando nestes casos a emergência de
problemas metodológicos e propondo a busca de caminhos para que o aluno se
torne realmente um leitor literário competente.
A
literatura foi apontada como um possível caminho para Lioba (2016, p. 18),
posto que ela: "mantém um objetivo, embora não primordial, de fortalecer
as relações sociais dos indivíduos, corroborando para a construção da sociedade
e a posteriori da reflexão crítica
dessa mesma sociedade outrora formada", advogando a importância do estudo
literário para a formação do homem e promotor de aprendizagem de conhecimentos
históricos.
Foram
formados 6 grupos de até 7 integrantes, para leitura coletiva de um livro
escolhidos na listagem realizada pelos estudantes, com posterior discussão na
sala, biblioteca e registro em diário de leitura do grupo. Foi possível observar
nas produções dos alunos a apreciação estética, posicionamento crítico e múltiplas aprendizagens.
Os
resultados deste estudo constataram que cada círculo de leitura criado na turma
de 9º ano analisada gerou uma comunidade de leitores viva e dinâmica ao
desenvolver suas leituras e reflexões sobre as diversas obras, sob círculo
direcionado, com funções de leitura e registros.
Considera-se
que o estudo cumpriu os objetivos aos quais se propôs e indicou caminhos
didáticos para a formação de leitores literários, tendo em vista que suas
discussões podem inspirar outras práticas docentes igualmente profícuas. Observou-se a reorientação das leituras dos
alunos. A partir do trabalho com obras indicadas pelos mesmos, as leituras em grupo (círculo de leituras)
possibilitaram o trabalho pedagógico e intencional, abordando temas diversos e
atrelados a aspectos socio-históricos, ampliando as aprendizagens de língua
portuguesa e o letramento literário.
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