SÍNTESE: NAVEGAR É PRECISO! MAS... CADÊ O BARCO?

Érika Menezes de Jesus

A leitura se estrutura como uma das principais habilidades para que o sujeito deste tempo possa se constituir como cidadão e viver na sociedade em que práticas de escrita são, a todo tempo, requeridas. Como prática social, a leitura também está sujeita a modificações que atendem a determinados períodos e características históricas, configurando-se como instrumento de acesso e poder.

Fonte: https://unsplash.com/photos/Q1p7bh3SHj8
Mudanças nas formas de ler e consequentemente no perfil do leitor é o que podemos observar com a chamada revolução eletrônica: se antes as práticas de leitura eram conformadas para atender as características da cultura impressa, com a cibercultura, novas práticas, posturas e leituras são requeridas dos sujeitos.

Se as práticas de leitura ganham novos contornos com a leitura digital, qual é o papel da escola nesse cenário?

Lugar em que historicamente se legou a função do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita, em uma sociedade em que as transformações eletrônicas/digitais ganham cada vez mais o protagonismo nas relações com o conhecimento e entre os sujeitos, a escola parece ser a instituição responsável para que novas formas de ensinar e aprender se juntem, ou modifiquem, as já praticadas a fim de que esses “novos leitores” possam ser e agir responsável e criticamente no mundo.

Compreender  a escola como lugar em que se possa trabalhar leituras e textos para além da simples decodificação e que também ultrapasse a “opinião do leitor”. É preciso que se aprenda a fazer escolhas. Escolhas que envolvem a qualidade do que se é lido. Isso envolve checagem da fonte, leitura crítica sobre o que é lido, estabelecimento de relações entre textos; textos e imagens; textos, imagens e vídeos. Leituras múltiplas sobre diferentes assuntos. Menos opinião por opinião, mais desconfiança, mais pesquisa e mais argumento.

É necessário buscar caminhos para o fortalecimento e constituição desse leitor que recebe inúmeros textos, das mais diversas fontes, um leitor que saiba não se enredar pelos apelos da Internet e que navegue por ela assumindo uma postura autoral e consciente de suas navegações. O primeiro deles talvez seja conceber a leitura como uma prática ampla, não restrita aos livros, e conhecer os aportes teóricos a respeito do tema, para não assumi-lo como uma prática espontaneísta e natural.

Até o momento, ao tratarmos desse assunto, parece que estamos inseridos em uma realidade homogênea, em que todos acessam e dispõem dos meios eletrônicos necessários para uma ação ampla e suficiente no universo digital. Infelizmente, estamos longe disso. Com a deflagração da pandemia em que estamos imersos e a necessidade da intensificação do uso de meios digitais de trabalho, ensino, aprendizagem e comunicação, ascendeu ao palco do debate, mais uma vez, a questão sobre as desigualdades: social, educacional e digital brasileiras. Diferentes pesquisas reafirmaram aquilo com que já convivíamos: a realidade do uso e acesso aos meios digitais não ocorre de forma equânime no território mundial, em especial, no brasileiro. E as realidades cotidianas das escolas e dos professores no Brasil não são exceção a essa constatação.

Fonte: https://unsplash.com/photos/DBnX3OyiX0s
Como podemos observar, esse é um tema em que reflexões estão longe de cessar, perpassado por fatores sociais e políticos ligados às condições de acesso da população às ferramentas digitais e à internet entendidas como partes dos direitos humanos. Vivemos hoje em uma realidade em que cultura impressa e cultura digital se entrecruzam: convivendo, concorrendo, tensionado e constituindo a cultura escrita, em diferentes cenários sociais e educacionais.

Esse paralelismo exige de nós, profissionais que trabalham na escola, mudanças em nosso fazer pedagógico. Sempre atentos, inclusive, para a realidade social que demonstra que ainda estamos longe da democracia digital tão necessária para que práticas digitais de leitura e escrita se constituam tanto no espaço escolar quanto fora dele, no sentido de formar leitores suficientemente capazes de agir socialmente em favor de uma vida mais igualitária e justa.


Referências

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

NÓVOA, A. Pensar la escuela más allá de la escuela. Con-Ciencia Social, n. 17, p. 27-37, 2013.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.


Visite o site do Ezequiel para mais leituras

Comentários

  1. Ótimas reflexões Érika! De fato, estamos longe de garantir inclusão digital para todos. A escola, contudo, precisa estar à frente da sociedade e se preparar e preparar os alunos para a realidade digital, que, afinal, já é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Telma! Sim, precisamos lidar com a realidade da cultura escrita em suas diferentes manifestações.

      Excluir
  2. Muito criativo o seu título, Érika. Seu texto é crítico e aborda questões imprescindíveis. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Confesso que não sou muito boa com títulos, mas acho que acertei dessa vez. Agradeço seu comentário!

      Excluir
  3. Pois é, cadê o barco? A pandemia evidenciou que, apesar dos discursos correntes, a escola não se entende com a cultura digital: professores, de maneira geral, improvisaram, aprenderam, se viraram. Esses verbos dão conta da relação cultura digital e escola. Obrigada pela reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Agradeço seu comentário aqui. Tempos difíceis, não é mesmo?! Mas vamos vencendo. Acredito que nunca sozinhos!

      Excluir
  4. Ótima reflexão, Érika! Como é importante o papel da escola para a formação de leitores críticos
    na nossa sociedade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Ana Luíza! Sim, a escola é fundamental!

      Excluir
  5. Muito bom, Érika! Você traz uma das questão impostantes para esse debate, a "democracia digital". Como ampliar os acessos digitais às populações das diferentes classes sociais? Obrigado pelo diálogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço professor a oportunidade de poder aprender sobre esses assuntos e também de poder publicar aqui neste espaço um aspecto do tema!

      Excluir
  6. Parabéns, Érika. Bela reflexão e ótimo título.

    ResponderExcluir
  7. Érika, que excelente que seu texto tenha abordado a questão da desigualdade social, infelizmente, tão patente na nossa educação. Infelizmente, percebemos que muitos dos assuntos abordados sobre leitura (especialmente a digital) acabam por serem pautados por essa triste realidade. Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... é um dos aspectos que envolvem o tema, não é mesmo?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas