ANÁLISE DE SITE: INSTITUTO PRÓ-LIVRO

Emílio Rodrigues Junior

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Doutorado dm Educação
Doutorando: Emílio Rodrigues Júnior


Instituto Pró-livro: Fomento a Leitura e acesso ao livro
Endereço eletrônico: www.prolivro.org.br
Localização: Rua Funchal, 263 cj. 61 - CEP 04551-060 - Vila Olímpia - SP
Contatos: Telefones: (11) 3846-6475 e 3846-4563

O site pesquisado é o do Instituto Pró-livro (IPL), uma associação de caráter privado e sem fins lucrativos, mantida com recursos constituídos, principalmente através de contribuições de entidades do mercado editorial, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro.
O Instituto Pró-livro foi criado em outubro de 2006. As entidades fundadoras foram: a Abrelivros - Associação Brasileira de Editores de Livros, a CBL - Câmara Brasileira do Livro e o SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, tendo como resultado de estudos e conversação entre representantes do governo e entidades do livro, e constitui uma resposta institucional à preocupação de especialistas de diferentes segmentos – públicos e privados – das áreas da educação, cultura e de produção e distribuição do livro, pelos níveis de letramento e hábitos de leitura da população em geral e, em particular, dos jovens – níveis esses significativamente inferiores à média dos países industrializados e em desenvolvimento. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas a transformar o Brasil em um país leitor.
O objetivo geral do site é o de contribuir para a melhoria dos indicadores de "letramento" e de hábitos de leitura do brasileiro, como condição de inclusão cultural e desenvolvimento sustentado, por meio do apoio e promoção de ações voltadas ao fomento da leitura e à produção, distribuição e acesso ao livro no Brasil.

Os objetivos específicos são:

·           Promover, incentivar e buscar formas de consolidar o hábito da leitura;
·           Promover ações voltadas à melhoria do acesso ao livro;
·           Promover programas de formação de educadores, bibliotecários e mediadores de leitura;
·           Fortalecer a imagem de responsabilidade social empresarial do setor;
·           Propiciar os meios para fazer do Brasil um grande centro editorial;
·           Fomentar e apoiar a criação, a produção, a edição, a difusão, a distribuição e a comercialização do livro;
·           Promover a ampliação da base de apoio ao livro e a leitura, entre as entidades do livro e culturais;
·           Promover ações voltadas à defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
·           Promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos sobre o tema e que digam respeito os fins sociais; bem como buscar experiências bem-sucedidas em outros países.

O site é de fácil acesso, com subdivisões em links, divididos em Home, apresentação institucional, nossa atuação, IPL na mídia, quem faz a diferença, dicas, newsletter e contato.
O Instituto pró-livro é responsável por diversas pesquisas relacionadas à leitura e o livro, bem como participa ativamente das políticas de estado dentro da temática; atua também na interpretação de dados de indicadores nacionais e internacionais. Os seus eixos de atuação são: Promoção do acesso ao livro a todos os cidadãos; Fomento à leitura e formação de mediadores; Valorização da Leitura; Desenvolvimento da cadeia produtiva do livro e Inclusão cultural e cidadania.
É autor dos livros Retratos da Leitura no Brasil, que está em sua 4ª edição, lançada em 2016. Vale ressaltar que Retratos da Leitura no Brasil são lançados de 4 em 4 anos.
Para quem interessa em pesquisas relacionadas à leitura e ao livro, é um site muito importante para colher dados estatísticos, garantir fontes confiáveis de interpretações estatísticas, além da promoção de eventos, pois o IPL se propõe a manter seu site atualizado e convertê-lo em efetiva rede de comunicação, intercâmbio e promoção de projetos e experiências bem sucedidas em prol da leitura no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas