ANÁLISE DE SITE: REVISTA EMÍLIA

Mellina Silva

Revista Emília



            O site Revista Emília foi desenvolvido em meados de 2011 e está no ar desde então. É uma revista digital independente, criada para contribuir com a formação e atualização permanente de todos aqueles que trabalham com o livro e a leitura. Em parceria com a empresa espanhola Neturity, Emília promove cursos de formação a distância sobre diversas facetas do leitor, do livro e da leitura. Com o crescimento da revista digital, Emília se materializou e hoje, também, é uma ONG que reúne especialistas de renome nacional e internacional em sua equipe de assessores, oferecendo uma gama ampla de serviços, cursos e seminários.
Atualmente, com o crescimento e investimento dos organizadores e parceiros, Emília desenvolveu o Laboratório Emília de Formação – um canal para professores, bibliotecários, livreiros, educadores, jornalistas, consultores e publicação de livros, tendo como foco principal o debate em rede sobre as questões da leitura.
Com o objetivo de aprofundar o debate crítico e diversificado sobre temas chaves em torno da formação de leitores, da promoção do livro e da leitura, os fundadores da revista digital enfocam as discussões em diferentes vertentes, de acordo com suas especificidades: especialista em literatura infantil, jornalista, artista plástico, pedagogo. Cada fundador participa da elaboração da revista de maneira distinta e oferece aos leitores oportunidade de conhecer textos, artigos, resenhas, dicas de livros que trazem reflexões em torno da leitura, uma leitura que não é só escolar, mas uma leitura de mundo, com diferentes pontos de vista.
Ao acessar o site da Revista Emília é possível entrar em contato com os últimos escritos publicados, como também ter uma visão geral dos assuntos discutidos em seções: Entrevistas, Emília recomenda, Críticas, Leitores, Leituras, Livros, Educativo Emília. Cada seção oferece ao leitor opções de leitura dentro de enfoques diferentes, por exemplo: em Críticas, o leitor pode escolher entre ler sobre temas polêmicos que envolvem a leitura ou optar por ler resenhas de livros de ficção. Já na seção Leitores, em Cultura da Infância é possível ler sobre os últimos seminários e congressos sobre leitura na infância e temas que abarcam as crianças pequenas – movimento, corpo, brincadeiras, leituras.
Uma seção que merece ser desbravada pelos navegantes-leitores da revista é Educativo Emília, em Relatos de Experiência. Esta parte do site é destinada a relatos de experiências vivenciados dentro e fora da sala de aula, e todos trazem algum aspecto relevante da leitura. Mas, fica a critério do leitor escolher de forma rápida e fácil o que mais lhe interessar, pois o site tem layout convidativo, e a cada texto escolhido para leitura há uma imagem que seduz e leva à apreciação.  Caso o leitor queira aventurar-se em outros canais de interatividade com a Revista, poderá fazê-lo pelo Facebook, Youtube e Instagram ou enviar um e-mail em “Fale conosco”.
Após uma intensa navegação de aprendizagem sobre a promoção da leitura e seus desdobramentos, o leitor pode clicar em Publicações ou Cadernos, no topo da página, e descobrir mais um acervo de curiosidades e novas leituras. Neste tópico, há a Revista Emília em formato livreto, sendo possível lê-la no site.
Revista Emília é um destaque em organização e publicação acerca da leitura e sua promoção, publicando artigos, resenhas em pequenos espaços de tempo, proporcionado um encontro reflexivo entre o leitor, a leitura e sua prática, seja esta pedagógica, maternal, editorial, ilustrativa. Recomenda-se a visita demorada no site para apreciar todas as seções, e quem sabe voltar mais tarde para ler aquele artigo que interessou. O retorno ao site será frequente, sem dúvida.




Comentários

Postagens mais visitadas