ANÁLISE DE SITE: REVISTA EMÍLIA
Mellina Silva
Revista
Emília
O
site Revista Emília foi desenvolvido em meados de 2011 e está no ar desde
então. É uma revista digital independente, criada para contribuir com a
formação e atualização permanente de todos aqueles que trabalham com o livro e
a leitura. Em parceria com a empresa espanhola Neturity, Emília promove cursos
de formação a distância sobre diversas facetas do leitor, do livro e da
leitura. Com o crescimento da revista digital, Emília se materializou e hoje,
também, é uma ONG que reúne especialistas de renome nacional e internacional em
sua equipe de assessores, oferecendo uma gama ampla de serviços, cursos e
seminários.
Atualmente, com o
crescimento e investimento dos organizadores e parceiros, Emília desenvolveu o
Laboratório Emília de Formação – um canal para professores, bibliotecários,
livreiros, educadores, jornalistas, consultores e publicação de livros, tendo
como foco principal o debate em rede sobre as questões da leitura.
Com o objetivo de
aprofundar o debate crítico e diversificado sobre temas chaves em torno da
formação de leitores, da promoção do livro e da leitura, os fundadores da
revista digital enfocam as discussões em diferentes vertentes, de acordo com
suas especificidades: especialista em literatura infantil, jornalista, artista
plástico, pedagogo. Cada fundador participa da elaboração da revista de maneira
distinta e oferece aos leitores oportunidade de conhecer textos, artigos,
resenhas, dicas de livros que trazem reflexões em torno da leitura, uma leitura
que não é só escolar, mas uma leitura de mundo, com diferentes pontos de vista.
Ao acessar o site da
Revista Emília é possível entrar em contato com os últimos escritos publicados,
como também ter uma visão geral dos assuntos discutidos em seções: Entrevistas,
Emília recomenda, Críticas, Leitores, Leituras, Livros, Educativo Emília. Cada
seção oferece ao leitor opções de leitura dentro de enfoques diferentes, por
exemplo: em Críticas, o leitor pode escolher entre ler sobre temas polêmicos
que envolvem a leitura ou optar por ler resenhas de livros de ficção. Já na
seção Leitores, em Cultura da Infância é possível ler sobre os últimos
seminários e congressos sobre leitura na infância e temas que abarcam as
crianças pequenas – movimento, corpo, brincadeiras, leituras.
Uma seção que merece
ser desbravada pelos navegantes-leitores da revista é Educativo Emília, em
Relatos de Experiência. Esta parte do site é destinada a relatos de
experiências vivenciados dentro e fora da sala de aula, e todos trazem algum
aspecto relevante da leitura. Mas, fica a critério do leitor escolher de forma
rápida e fácil o que mais lhe interessar, pois o site tem layout convidativo, e
a cada texto escolhido para leitura há uma imagem que seduz e leva à apreciação. Caso o leitor queira aventurar-se em outros
canais de interatividade com a Revista, poderá fazê-lo pelo Facebook, Youtube e Instagram ou enviar
um e-mail em “Fale conosco”.
Após uma intensa navegação
de aprendizagem sobre a promoção da leitura e seus desdobramentos, o leitor pode
clicar em Publicações ou Cadernos, no topo da página, e descobrir mais um
acervo de curiosidades e novas leituras. Neste tópico, há a Revista Emília em
formato livreto, sendo possível lê-la no site.
Revista Emília é um
destaque em organização e publicação acerca da leitura e sua promoção,
publicando artigos, resenhas em pequenos espaços de tempo, proporcionado um
encontro reflexivo entre o leitor, a leitura e sua prática, seja esta pedagógica,
maternal, editorial, ilustrativa. Recomenda-se a visita demorada no site para
apreciar todas as seções, e quem sabe voltar mais tarde para ler aquele artigo
que interessou. O retorno ao site será frequente, sem dúvida.
Comentários
Postar um comentário