ANÁLISE DE SITE: LEITURINHA E O INCENTIVO À LEITURA NA INFÂNCIA

Maria Carolina Branco Costa

Blog da Leiturinha e o incentivo à leitura na infância



          O blog da Leiturinha (https://leiturinha.com.br/blog/) é um dos segmentos que compõe a empresa Leiturinha. Trata-se de um meio digital de incentivo à leitura na infância, direcionando conteúdos à família.
          Segundo informações do blog, a empresa nasceu da vontade de auxiliar famílias na formação de leitores, em 2015. O Clube está presente hoje em 5100 cidades por todo o Brasil, tornando-se o maior clube de assinatura de livros infantis do país. Mensalmente, acompanham cerca de 100 mil famílias cadastradas.
          Além do blog, a empresa tem outros segmentos, como: Leiturinha digital; Coleções Leiturinha; Clube de Vantagens; Amigos da Leiturinha.
          A equipe de curadoria é composta por especialistas nas áreas de Psicologia, Pedagogia e Desenvolvimento Infantil e seleciona, mensalmente, livros infantis, considerando a faixa etária e etapa de desenvolvimento da criança.
           O aplicativo Leiturinha Digital disponibiliza um acervo com cerca de 1490 livros infantis para diferentes faixas etárias e 316 vídeos de contação de histórias, que permite avaliar, adicionar aos favoritos, ler offline, gravar sua própria contação de histórias e acompanhar os lançamentos, conforme informações disponibilizadas no blog.
          Já o Amigos da Leiturinha é um projeto social que tem como intuito realizar a captação, seleção e doação de livros infantis às instituições que atendem crianças através de equipe voluntária, formada pelos colaboradores da empresa.
          As temáticas principais abordadas neste blog são: infância, educação e cultura. Traz conteúdos que buscam fomentar diálogos que aproximem os adultos e as famílias às crianças, disponibilizando informações sobre o desenvolvimento infantil, atividades e materiais que favorecem essa interação.
           No menu, pode-se encontrar informações a familiares sobre aspectos como: "Bebês, Filhos, Educação, Desenvolvimento, Ideias Legais e Cultura". Há também um espaço destinado à sugestão de jogos digitais, desenhos animados e outros conteúdos digitais às crianças, chamado "Play Kids".
          Com fácil navegação, o blog é atualizado periodicamente, tem estética  lúdica, colorida e bem organizada que se aproxima do universo infantil, mesclando fotos de livros e cartoons.
          Há também ferramentas de interatividade, havendo espaço para e-mail, através do qual é possível receber conteúdos exclusivos e para acesso e compartilhamento via redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, além de Youtube).  
          O blog é intuitivo e hibrido, ao mesclar diferentes linguagens (como escrita, imagens, ícones e símbolos, vídeos, etc), ampliando seu público e permitindo que pessoas alfabetizadas e não alfabetizadas possam acessá-lo. Permite transitar pelo universo digital voltado à infância, em um ambiente seguro e sistematiza, em um único lugar, conteúdos direcionados a este público, selecionados por profissionais da área.
          De excelente qualidade, recomenda-se o acesso por profissionais que trabalham com infância e educação, familiares e crianças, visto que traz uma imagem positiva da leitura e da aprendizagem, além de conteúdo informativo e acessível a todos, sobre diversos aspectos relacionados à infância.




Comentários

Postagens mais visitadas