ANÁLISE DE SITE: A BARCA DOS LIVROS

Biblioteca Comunitária Barca dos Livros

Análise do site https://barcadoslivros.org/


O projeto A Barca da Leitura está vinculado à Sociedade Amantes da Leitura, uma entidade privada, sem fins lucrativos, existente desde 2003 em Florianópolis, Santa Catarina. Fundada por 25 pessoas, a associação, sob a direção de Tânia Piacentini, representa um grupo de pesquisas que estabelece uma linha interdisciplinar entre a literatura e outras áreas do conhecimento, visando o diálogo entre as diversas linguagens.
Sendo um Núcleo de Pesquisas, A Barca tem cumprido seu papel de disseminação da leitura. Reconhecida por sua utilidade pública através das leis Municipal nº 11.403, de 12/07/2005, e Estadual, nº 13.590 de 29/11/2005, a instituição tem como principais objetivos difundir a leitura colocando em funcionamento a Biblioteca física e estruturar um Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre estímulo à leitura, analisando os perfis dos leitores, seus gostos e interesses, bem como oferecendo formação continuada para mediadores de leitura, envolvendo história da leitura e do livro, literatura clássica, infantil e juvenil, ilustração, design gráfico, restauração e encadernação das obras.
A Biblioteca conta com 14.000 livros nas áreas de literatura, arte e cultura, com destaque ao acervo infantil e juvenil, considerado o maior do Estado - isto porque a diretora geral do projeto é votante dos prêmios anuais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), de onde angaria volumes para a Barca. Mensalmente, é alugado um barco em que parte do acervo é organizada e, com a participação de contadores de história e músicos, são feitos passeios pela Lagoa da Conceição. É deste modo bem atraente que a leitura vai até ao leitor!


Na barra superior do site, pode-se entrar em contato com o menu, que está no ar há 11 anos e é constituído por 9 links: Início, Sociedade Amantes da Leitura, Barca dos Livros, Acervo da Biblioteca, A escola vai à Barca, Histórias na Barca dos Livros, Seja um amigo da Barca dos Livros, Barca dos livros na mídia e Fale conosco.
Além do empréstimo de livros à população e passeios de barco, o projeto oferece programação de contação de histórias e leitura em voz alta e compartilhada de obras clássicas, como “Crime e Castigo” de Dostoiéviski, saraus, encontros com autores, oficinas de canto, dobradura e outras artes, cursos, além de reservar área para quem queira estudar, pesquisar ou trabalhar. 


Outra ação bastante importante são os atendimentos que o grupo e seus voluntários fazem às unidades escolares da região para proporcionar leitura às crianças e jovens do Ensino Fundamental, Médio, EJA e projetos sociais. As visitas agendadas, intituladas A Escola vai à Barca, ocorrem às quartas-feiras e os professores também são convidados a participar.
Por suas iniciativas, no site você pode conferir os prêmios que a Barca dos Livros já recebeu, dentre eles, o de melhor Biblioteca Comunitária do País. Podemos, ainda, visualizar as regras de empréstimo, renovação e uso dos espaços, bem como uma belíssima galeria de fotos com as cores e delícias do projeto!



Comentários

Postagens mais visitadas