ANÁLISE DE SITE - " REVISTA EMÍLIA"




MARTA CRISTINA ARAUJO DE OLIVEIRA BARONI

Atendendo à solicitação da disciplina “Leitura e Ensino”, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, este trabalho apresenta a análise de um site que proporcione tanto aos internautas, quanto aos profissionais da Educação, conteúdos relacionados à leitura, instigando estes profissionais a possibilidades de novas práticas no ensino-aprendizagem, no emprego das tecnologias.

Título do site: Revista Emília

Introdução

O site é uma revista digital independente que está no ar desde setembro de 2011. Foi criado com o objetivo de contribuir com a formação e atualização permanente de todos aqueles que trabalham com o livro e a leitura.

O que se destacou em minha visita ao site foi perceber que não se trata somente de um ambiente virtual - no decorrer de sua história, alçaram novos voos recebendo prêmios e congratulações por projetos desenvolvidos. “Deixamos os anos da primeira infância para trás e crescemos ampliando nosso círculo de atuação em torno de um projeto robusto e de qualidade” (seção Quem Somos).
Ainda na seção Quem Somos, encontramos as seguintes informações sobre o site... Nos seus cinco primeiros anos de existência, a Emília ampliou sua área de atuação, participou ativamente na curadoria e coordenação dos seminários Conversas ao Pé da Página. Criou o Educativo Emília, canal direto junto aos professores, resgatando experiências e oferecendo consultoria especializada e promovendo cursos e seminários. Publicou Destaques Emília e o Olhar Leitor, resultado de um trabalho de equipe em torno da discussão de critérios de seleção e de análise do mercado. Iniciou um setor de publicações com o Caderno Conversas ao Pé da Página 2012 e 2011 e cria, em 2014, o Selo Emília em parceria com a editora Livros da Matriz.

O coroamento deste conjunto de atividades foi a criação do Instituto Emília - uma instituição sem fins lucrativos que visa aglutinar todas as atividades promovidas em torno do projeto Emília. E, em 2016, a criação do Laboratório Emília de Formação em parceria com a empresa espanhola Neturity. Núcleo produtor de conteúdo e promotor de cursos de formação à distância nas diversas áreas do leitor, do livro e da leitura.

Objetivos

O site Emília se propõe promover a integração de diferentes experiências, estudos e pesquisas de caráter multidisciplinar em torno da leitura e da literatura para crianças e jovens; e para ser ponto de encontro de especialistas de diversas nacionalidades e áreas de atuação a fim de:
• promover a reflexão sobre a formação de leitores e o fomento à leitura;
• analisar as inúmeras iniciativas de promoção da leitura;
• difundir teorias e práticas em torno da infância, do jovem e da literatura para eles produzida;
• criar um palco aberto de debate, reflexão, divulgação e troca de informações e experiências.

Seções e salas principais

O site tem na página principal várias seções e salas que permitem ao internauta acessar outros locais, com diversos temas e assuntos pertinentes.

Na parte superior da página encontram-se organizadas horizontalmente as seguintes seções:

• Home
• Emília
• Instituto
• Publicações
• Cadernos
• Laboratório Emília
• Destaques e Olhar Leitor
• Fale Conosco

Abaixo, também encontramos outros ícones, que levam o leitor ao acesso a entrevistas, agenda, com eventos como congressos, feiras e outros envolvendo a leitura e demais assuntos abordados no site.

ENTREVISTAS
EMÍLIA RECOMENDA
CRÍTICA
LEITORES
LEITURAS
LIVROS
EDUCATIVO EMÍLIA

Dentro das seções, encontramos uma sala denominada “Relatos de Experiências”, muito interessante, pois mostra atividades com leitura, realizadas nos mais diferentes lugares, envolvendo tanto a instituição escola, quanto a sociedade. É uma seção muito rica e incentivador.

Operacionalidade

O site é muito bem organizado e acessível - o visitante, ao abrir a página principal, tem acesso fácil aos assuntos abordados no site através das seções apresentadas e muito bem intituladas.
Do lado direito dá página, há uma coluna fixa com acesso a pesquisa, e as atuais notícias do site. As redes sociais em que o site está inserido, também se encontram elencadas neste setor, e logo abaixo, o local de cadastro para o recebimento de novidades do site.
A página principal oferece acesso rápido às últimas atividades tanto do site, quanto dos eventos externos realizados no universo da leitura. Os assuntos da página inicial, ao se apresentarem ali em destaque, instiga o desejo de clicar e ler.

Você recomenda?

Hoje a internet, é acessível à maioria da população através de diferentes recursos e serviços. Discutimos muito na disciplina, questões de acessibilidade ao “clique”, a leitura de comentários e postagens, contudo, não é necessariamente a produção de conhecimento. Como dito pelo professor na aula, diversos sites nascem e morrem diariamente.
Ao realizar a tarefa solicitada, pude olhar para os sites de maneira diferente, antes era visitante, agora observo características e detalhes que antes passavam desapercebidos. Não conhecia o site Emília, antes de participar da Disciplina Leitura e Ensino; hoje, entro quase que diariamente na página em busca de materiais, leituras que me auxiliam tanto profissional e pessoalmente. Recomendo o site, tanto que já acessei com meus professores no momento de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), objetivando que o universo da leitura apresentado no site se enraíze na vida desses profissionais e consequentemente dos alunos, assim como ocorreu comigo.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas