ONDE ACONTECE A LEITURA?

Ezequiel Theodoro da Silva


Certa vez dentro do ônibus indo para o centro a caminho do Colégio Carlos Gomes (Campinas) me deparei com a imagem acima, colocada atrás do banco do motorista.

Li, gostei e imediatamente fotografei. Alguma coisa desse cartaz tinha chamado a minha atenção...

Pensei comigo: "Ah é uma destas propagandas do governo", mas depois refleti melhor sobre uma expressão contida na segunda frase do texto - "me sinto viva". 

Essa expressão revela o quanto existe de significação nas palavras e como elas influenciam nossa vida. Acho que é isso: a leitura faz as pessoas leitoras se sentirem vivas através da produção de novos sentidos aos textos que se movimentam no mundo.


Comentários

  1. Essa sua reflexão me remete a Alberto Manguel, em "Metáforas da leitura", texto que integra "Uma história da leitura" (2002 [1996]): "Por mais que os leitores se apropriem de um livro, no final, livro e leitor tornam-se uma só coisa. O mundo, que é um livro, é devorado por um leitor, que é uma letra no texto do mundo; assim, cria-se uma metáfora circular para a infinitude da leitura. Somos o que lemos. [...]." (MANGUEL, 2002 [1996], p. 201).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas