Ezequiel Theodoro da Silva
O gosto pela leitura conduz a experiências únicas e inigualáveis. Ativa a imaginação, aguça os sentidos, alimenta a consciência, vincula os indivíduos às suas paixões e espírito, estimula a criatividade, enriquece sobre maneira a passagem do tempo. A leitura nos faz sujeitos ativos, com capacidade de criar e recriar nossa vida e não sermos apenas espectadores ou receptores passivos dos fatos. Sendo leitores desde cedo, estaremos preparados para a compreensão e o desfrute do mundo e, se formos desafiados pelas circunstâncias, para melhorá-lo.
Saber ler é uma necessidade básica. Querer ler, por sua vez, é uma necessidade vital. Pois ler nos permite chegar a nossa plenitude como pessoas e assim enriquecermo-nos como membros de uma sociedade.
A importância da leitura se coloca, ainda, sobre quatro pilares fundamentais:
A leitura como fator de identidade. Em nossos textos e em nossas leituras reside a preservação da nossa linguagem, memória e imaginário, que são fundamentos e sustentáculos do desenvolvimento de toda a cultura.
A leitura como fator de desenvolvimento. Ela nos permite adquirir competências para compreender, ter acesso e participar do mundo do conhecimento e do trabalho.
A leitura como fator de inclusão social. Ela é um instrumento fundamental ao desenvolvimento de uma cidadania responsável e democrática.
A leitura como fator de qualidade de vida. Ela é capaz de nos conduzir a uma vida prazerosa, ao desenvolvimento da imaginação e do nosso mundo afetivo e ético.
Comentários
Postar um comentário