8º SEMINÁRIO DE LEITURA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA


8º SEMINÁRIO DE LEITURA E EDUCAÇÃO:
UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Thais Batista Siqueira


Em novembro de 2018, entre os dias 13 e 16 ,viajamos de São Paulo com destino à Natal (RN) para participar do 8º Seminário de Educação e Leitura (SEL), realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A partir do tema Formar leitores, formando-se, o evento, direcionado para professores, pesquisadores da área e interessados nas discussões sobre a importância da leitura para nossa sociedade, foi organizado em conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e minicursos. 


As conferências do 8º SEL contaram com a participação de vários pesquisadores que, apesar de partirem de diferentes concepções teóricas e representarem diversas áreas de conhecimento, possuem em comum o interesse científico pela interface entre leitura e educação. Bernard Charlot abriu o evento com a conferência intitulada “O professor na sociedade contemporânea: contradições e desafios”, ressaltando a autonomia pedagógica do professor em tempos de “escola sem partido”.
Já no segundo dia de evento, Janaína Weissheimer e Sidarta Ribeiro destacaram as contribuições da neurociência para a educação através da palestra “Entendendo o cérebro da leitura”, seguidos por Carlos Augusto Novais, que propôs uma reflexão densa e de acordo com o título de sua apresentação: “O impacto do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) na formação de leitores”.
O terceiro dia foi aberto pela professora-pesquisadora e organizadora do evento Marly Amarilha, que apresentou aos presentes o conceito de “andaimagem”, proposto por Jerome Bruner a partir da metáfora do andaime proposto por Vygotsky na mesa “Ler literatura na escola: o prazer em questão”, depois complementada pela conferência da professora espanhola Ana Maria Margallo “A formação do professor e a mediação do texto de literatura”, que destacou o consenso social em torno da responsabilidade da escola em formar leitores.
No último dia, o professor Messias Dieb se debruçou sobre a relação entre professor-profissional-leitor e no temário do evento “formar leitores, formando-se”, a partir da discussão sobre as mídias digitais e como elas engendram uma nova relação com o saber ler e escrever e com o saber ensinar leitura e escrita na palestra “Formando-se para formar leitores e escritores: a construção de identidades no mundo digital”. Por fim, as conferências do 8º SEL se encerraram com a participação do ilustrador e autor Nelson Cruz, que atua no mercado editorial desde 1988 e é responsável pelas ilustrações de mais de 100 livros. Cruz apresentou a leitura pelo viés da produção de livros de imagens.


          As tardes do evento foram dedicadas aos 20 minicursos e à apresentação de trabalhos de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área da educação nos cinco simpósios e 11 grupos de trabalho.
       A escuta, a troca de conhecimentos e experiências e as reflexões ali partilhadas contribuíram para nossa formação e prática docente, visto que o encontro dessas muitas vozes originárias de locais e vivências diferentes foi mediado pelo o interesse e entusiasmo de todos os presentes sobre a leitura. Reproduzindo um trecho da apresentação de Marly Amarilha:
           
A proposição deste seminário “formar leitores, formando-se” assinala justamente a ideia de companheirismo; todos ganham na jornada mediados por um texto, todos estão em formação. O ponto de encontro é apenas um momento desse trânsito sem fim, perene.

             Para mais informações sobre o 8º Seminário de Educação e Leitura, consultar o site https://doity.com.br/8-sel. O download do caderno de programa pode ser feito em https://doity.com.br/8-sel/blog/caderno-de-programas.



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