8º SEMINÁRIO DE LEITURA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
8º
SEMINÁRIO DE LEITURA E EDUCAÇÃO:
UMA
EXPERIÊNCIA FORMATIVA
Thais Batista
Siqueira
Em novembro de 2018, entre
os dias 13 e 16 ,viajamos de São Paulo com destino à Natal (RN) para participar
do 8º Seminário de Educação e Leitura (SEL), realizado pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A partir do tema Formar leitores, formando-se, o evento,
direcionado para professores, pesquisadores da área e interessados nas
discussões sobre a importância da leitura para nossa sociedade, foi organizado
em conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e minicursos.
As conferências do 8º SEL
contaram com a participação de vários pesquisadores que, apesar de partirem de
diferentes concepções teóricas e representarem diversas áreas de conhecimento, possuem
em comum o interesse científico pela interface entre leitura e educação.
Bernard Charlot abriu o evento com a conferência intitulada “O professor na
sociedade contemporânea: contradições e desafios”, ressaltando a autonomia
pedagógica do professor em tempos de “escola sem partido”.
Já no segundo dia de evento,
Janaína Weissheimer e Sidarta Ribeiro destacaram as contribuições da neurociência
para a educação através da palestra “Entendendo o cérebro da leitura”, seguidos
por Carlos Augusto Novais, que propôs uma reflexão densa e de acordo com o
título de sua apresentação: “O impacto do Programa Nacional Biblioteca da
Escola (PNBE) na formação de leitores”.
O terceiro dia foi aberto
pela professora-pesquisadora e organizadora do evento Marly Amarilha, que
apresentou aos presentes o conceito de “andaimagem”, proposto por Jerome Bruner
a partir da metáfora do andaime proposto por Vygotsky na mesa “Ler literatura
na escola: o prazer em questão”, depois complementada pela conferência da
professora espanhola Ana Maria Margallo “A formação do professor e a mediação
do texto de literatura”, que destacou o consenso social em torno da responsabilidade
da escola em formar leitores.
No último dia, o professor
Messias Dieb se debruçou sobre a relação entre professor-profissional-leitor e
no temário do evento “formar leitores, formando-se”, a partir da discussão sobre
as mídias digitais e como elas engendram uma nova relação com o saber ler e
escrever e com o saber ensinar leitura e escrita na palestra “Formando-se para
formar leitores e escritores: a construção de identidades no mundo digital”.
Por fim, as conferências do 8º SEL se encerraram com a participação do
ilustrador e autor Nelson Cruz, que atua no mercado editorial desde 1988 e é
responsável pelas ilustrações de mais de 100 livros. Cruz apresentou a leitura
pelo viés da produção de livros de imagens.
As tardes do evento foram dedicadas aos 20 minicursos e à apresentação de trabalhos de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área da educação nos cinco simpósios e 11 grupos de trabalho.
A escuta, a troca de conhecimentos e experiências e as reflexões ali partilhadas contribuíram para nossa formação e prática docente, visto que o encontro dessas muitas vozes originárias de locais e vivências diferentes foi mediado pelo o interesse e entusiasmo de todos os presentes sobre a leitura. Reproduzindo um trecho da apresentação de Marly Amarilha:
As tardes do evento foram dedicadas aos 20 minicursos e à apresentação de trabalhos de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área da educação nos cinco simpósios e 11 grupos de trabalho.
A escuta, a troca de conhecimentos e experiências e as reflexões ali partilhadas contribuíram para nossa formação e prática docente, visto que o encontro dessas muitas vozes originárias de locais e vivências diferentes foi mediado pelo o interesse e entusiasmo de todos os presentes sobre a leitura. Reproduzindo um trecho da apresentação de Marly Amarilha:
A
proposição deste seminário “formar leitores, formando-se” assinala justamente a
ideia de companheirismo; todos ganham na jornada mediados por um texto, todos
estão em formação. O ponto de encontro é apenas um momento desse trânsito sem
fim, perene.
Para mais informações
sobre o 8º Seminário de Educação e Leitura, consultar o site https://doity.com.br/8-sel. O download do
caderno de programa pode ser feito em https://doity.com.br/8-sel/blog/caderno-de-programas.
Comentários
Postar um comentário