ANÁLISE DE SITE: PROGRAMA EXPEDIÇÃO VAGA-LUME


Gabriela Barbosa Souza




O site Vaga Lume tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Expedição Vaga lume, que objetiva promover o acesso à leitura em comunidades rurais da Amazônia.  O veículo tem as seguintes seções: quem somos; nossa história; transparência; propósito; o que fazemos e parceiros.
O programa foi pensado por três mulheres paulistas, Sylvia, Laís e Fofa, que resolveram, em 2001, conhecer a Amazônia e contribuir para essa região através da formação de mediadores de leitura em comunidades rurais da região. O nome “Vaga Lume” foi escolhido devido à existência deste inseto que emite luz nas comunidades rurais. Essa característica é comparada metaforicamente aos mediadores de leitura e aos livros, ao considerar que estes iluminam a caminhada por onde passam.
            O propósito do programa é “empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes”. Neste sentido, o programa parte da concepção de leitura como mecanismo de empoderamento e transformação social. O programa é pensado a partir dos seguintes conceitos que se configuram como princípios das ações desenvolvidas: humanismo como busca da transformação da realidade; criança como início da transformação social; interesse como processo intrínseco; diversidade cultural como forma de reconhecimento das diferenças e convivência em um mundo plural; cultura local como valorização da ancestralidade e saberes tradicionais; mediação e escuta como forma de diálogo entre as pessoas, o que possibilita a compreensão do outro em suas especificidades.
As ações realizadas pelo programa transitam entre a doação de livros, estantes e esteiras para montagem de bibliotecas locais e a formação de pessoas das diversas comunidades para atuação enquanto mediadores de leitura.  O intuito do programa é fazer com que os livros sejam acessados por pessoas da comunidade das diversas faixas etárias e que haja uma apropriação do espaço da biblioteca pelos moradores locais através de gestão comunitária. As ações do programa buscam o diálogo com a cultura local das comunidades rurais, mediante o registro de histórias locais para construção de livros artesanais, conforme denominado no site.
O site é utilizado também como meio de socialização e acompanhamento das ações desenvolvidas pelo programa, mediante a divulgação de relatórios anuais das atividades realizadas nos munícipios e comunidades rurais e no escritório do programa em São Paulo, desde 2008. Além disso, são divulgados relatórios financeiros desde 2007, através dos quais é possível o acompanhamento financeiro por parte das pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento do programa.
No site é apresentado o programa Rede, que funciona conjuntamente com o programa Vaga Lume, tendo como objetivo possibilitar momentos de socialização e trocas de experiências sobre vivências individuais e coletivas entre jovens das comunidades rurais da Amazônia e jovens da cidade de São Paulo. O programa conta com a parceria do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, além do financiamento de empresas de natureza privada. No site é disponibilizada uma aba que dá acesso às pessoas físicas e jurídicas que se interessam em realizar doações para o programa.
O público tem como opções de interatividade o e-mail falecom@vagalume.org.com; telefone: (11) 3032-6032, além de redes sociais como Facebook e Instagram. O site é de fácil navegação e possui uma estética dinâmica e criativa capaz de atrair ao público para conhecimento das ações do programa. Através do uso das linguagens visual e escrita, as informações são apresentadas de forma objetiva e sucinta, o que permite a identificação rápida das informações veiculadas no suporte digital. Ressalta-se a possibilidade de leitura das informações veiculadas no site nas línguas portuguesa e inglesa, o que possibilita uma maior acessibilidade ao público brasileiro e do exterior.
A proposta do programa é de extrema importância, considerando o papel da mediação de leitura para o processo de aprendizagem das crianças, independente do contexto onde residem. Essa importância é ainda mais evidenciada quando se trata de um público com baixo índice de escolaridade como na região norte brasileira, e com pouco acesso à leitura.
Tratando-se das ações específicas do programa, considera-se de grande relevância a formação dos próprios moradores das comunidades rurais como mediadores de leitura, visto que esta formação possibilitará a continuação do programa, quando a equipe não estiver mais presente na região. Além disso, destaca-se a produção de livros artesanais que registram a cultura local da comunidade, ao possibilitar a valorização e divulgação dos saberes culturais das comunidades rurais junto à sociedade brasileira, objetivo este almejado e buscado por movimentos sociais, intelectuais, pesquisadores e camponeses que defendem uma educação contextualizada no/do campo.
Recomendo o acesso do site para pesquisadores, professores e demais leitores digitais que se interessam pelas discussões sobre a leitura e a importância de mediadores, bem como àqueles que discutem e defendem ações educativas voltadas para as comunidades rurais.

Comentários

Postagens mais visitadas