UNIDADE DE LEITURA - A IMPORTÂNCIA DA CLASSE TRABALHADORA

André Campos de Camargo



1- TEMÁTICA
A classe trabalhadora
2- JUSTIFICATIVA (Para quê da minha mediação)
Compreender a importância da classe trabalhadora não é um objetivo fácil de ser alcançado pelo aluno de história. Ainda mais quando os defensores do neoliberalismo fazem uso dos meios de comunicação e de diferentes estratégias midiáticas para justificar a retirada de direitos e desarticular as organizações trabalhistas. Portanto, a presente unidade de leitura justifica-se pela necessidade de levar à sala de aula discussões críticas sobre a importância histórica da união e da resistência da classe trabalhadora.

3- PROJEÇÃO DE FINALIDADE (Para quem da minha mediação):
A unidade de leitura será desenvolvida na escola “Profa. Iris de Castro Amadio”, para duas classes de 8°os anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Boituva, sob minha orientaçãoAs turmas são compostas por, em média, 30 estudantesPara realização do projeto serão necessárias sete aulas de cinquenta minutos cada. Ao tratar de temas como o surgimento da classe trabalhadora na Inglaterra, o neoliberalismo e a resistência do trabalhador no Brasil, busca-se, como mostra Silva (2008, p. 48),instrumentalizar os estudantes para que possam, nesse caso, reconhecer informações depreciativas sobre a classe trabalhadora agilmente avalia-las e criticá-las. 

4- CRONOGRAMA GERAL (Como da minha mediação):
Conteúdos (textos e atividades):
Data estipulada
Dinâmica Inicial. Apresentação; Leitura dos parágrafos do fragmento do livro A situação da classe operária na Inglaterra (p.165-166) (sala de aula). Conversa sobre as impressões iniciais dos estudantes sobre o tema. 
22/10/18
Constatação I. Leitura silenciosa e virtual do texto Origem histórica do Dia Internacional dos Trabalhadores (Sala de Informática).
25/10/18
Constatação II. Conversa sobre as impressões dclip (1979)Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho. Leitura do poema da música(Sala de Projeção).
26/10/18
Constatação IIILeitura coletiva da crônica O boi de Machado de Assis (pp. 142-143) (Sala de aula).
29/10/18
Cotejo. Apresentação oral das reflexões produzidas pelos grupos sobre o poema, o clip e a crônica. Socialização das reflexões (Sala de aula)
01/11/18
Transformação IEscrita e orientação. Os alunos serão orientados a produzirem crônicas a respeito da atual situação da classe trabalhadora(Sala de aula)
05/11/18
Transformação II. Leitura das crônicas produzidas pelos grupos (Sala de aula).
08/11/18
5- ESCOLHA DOS TEXTOS UTILIZADOS (O quê da minha mediação)

Será realizadano primeiro dia, a apresentação geral da unidade de leitura. Na sequência será lido o trecho do livro A situação da classe operária na Inglaterra de Friedrich Engels. (São Paulo: Global1986, 165-6 p.)Neste fragmento, o pensador alemão enumera os abusos que classe operária inglesa era submetida, a péssima condição de vida nas periferias e a omissão dos parlamentares desse país. Ocorrerá um debate buscando estabelecer algumas relações acerca da situação da classe trabalhadora inglesa com a péssima qualidade de vida dos trabalhadores menos favorecidos atualmente no Brasil.
No segundo dia, os estudantes acessarão individualmente o site Diário Universal em busca de informações sobre a origem histórica do Dia Internacional dos Trabalhadores. O espaço virtual conta com importantes informações sobre acontecimentos que marcaram a História Mundial. 
Para enriquecer a propostano terceiro dia, exibirei o clip Admirável Gado Novo do cantor Zé Ramalho. Logo em seguida, os estudantes realizarão a leitura do poema da canção e elaborarão anotações gerais a respeito da letra da música e do clipO clip original tem a duração aproximada de cinco minutos e enfoca a difícil vida dos trabalhadores brasileiros no final da década de 1970. 
No quarto dia, os alunos farão, inicialmente, uma leitura silenciosa da crônica O boi de Machado de AssisDepois, repetirão a leitura com o intuito de responder individualmente as seguintes questões: A crônica pode ser lida como uma metáfora a respeito da condição da classe trabalhadora? Vocês conhecem alguma história de algum trabalhador exploradoResponda e comente cada uma das perguntas. 
No quinto diacada grupo elaborará o seu próprio rascunho coletivo contendo observações e respostas dadas às perguntas anteriores (clip, poema e crônica). Na sequência, os grupos socializarão as reflexões por meio de pequenas apresentações.  
Cada grupo, no sexto dia, produzirá sua própria crônica (máximo de três páginas). Por fim, no sétimo dia, o representante escolhido pelo grupo fará a leitura da crônica em voz altaAs crônicas serão recolhidas e, posteriormente, expostas na escola para a apreciação do corpo docente e discente. 

6- AVALIAÇÃO (O que resultou da minha mediação)
A avaliação levará em conta participação do aluno nas atividades propostas e a produção textual
7- REFERÊNCIA PARA PESQUISA
Admirável gado novo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_0sF3YuPnQg. Acessado em 29 de setembro de 2018.
ASSIS, Machado. Crônicas escolhidas. São Paulo: Editora Ática. 1994.
Diário Universal. Disponível em: https://www.diario-universal.com/arquivo/aconteceu/dia-mundial-do-trabalhador/. Acessado em: 28 de setembro de 2018.
ENGELS. Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986. 
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Unidade de Leitura - Trilogia Pedagógica2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção Linguagens e Sociedade).

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