UNIDADE DE LEITURA - A IMPORTÂNCIA DA CLASSE TRABALHADORA
André Campos de Camargo
1- TEMÁTICA
A classe trabalhadora
Compreender a importância da classe trabalhadora não é um objetivo fácil de ser alcançado pelo aluno de história. Ainda mais quando os defensores do neoliberalismo fazem uso dos meios de comunicação e de diferentes estratégias midiáticas para justificar a retirada de direitos e desarticular as organizações trabalhistas. Portanto, a presente unidade de leitura justifica-se pela necessidade de levar à sala de aula discussões críticas sobre a importância histórica da união e da resistência da classe trabalhadora.
A unidade de leitura será desenvolvida na escola “Profa. Iris de Castro Amadio”, para duas classes de 8°os anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Boituva, sob minha orientação. As turmas são compostas por, em média, 30 estudantes. Para a realização do projeto serão necessárias sete aulas de cinquenta minutos cada. Ao tratar de temas como o surgimento da classe trabalhadora na Inglaterra, o neoliberalismo e a resistência do trabalhador no Brasil, busca-se, como mostra Silva (2008, p. 48),“instrumentalizar os estudantes” para que possam, nesse caso, reconhecer informações depreciativas sobre a classe trabalhadora e agilmente avalia-las e criticá-las.
Conteúdos (textos e atividades):
|
Data estipulada
|
Dinâmica Inicial. Apresentação; Leitura dos parágrafos do fragmento do livro A situação da classe operária na Inglaterra (p.165-166) (sala de aula). Conversa sobre as impressões iniciais dos estudantes sobre o tema.
|
22/10/18
|
Constatação I. Leitura silenciosa e virtual do texto Origem histórica do Dia Internacional dos Trabalhadores (Sala de Informática).
|
25/10/18
|
Constatação II. Conversa sobre as impressões do clip (1979)Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho. Leitura do poema da música(Sala de Projeção).
|
26/10/18
|
Constatação III. Leitura coletiva da crônica O boi de Machado de Assis (pp. 142-143) (Sala de aula).
|
29/10/18
|
Cotejo. Apresentação oral das reflexões produzidas pelos grupos sobre o poema, o clip e a crônica. Socialização das reflexões (Sala de aula).
|
01/11/18
|
Transformação I. Escrita e orientação. Os alunos serão orientados a produzirem crônicas a respeito da atual situação da classe trabalhadora(Sala de aula).
|
05/11/18
|
Transformação II. Leitura das crônicas produzidas pelos grupos (Sala de aula).
|
08/11/18
|
5- ESCOLHA DOS TEXTOS UTILIZADOS (O quê da minha mediação)
Será realizada, no primeiro dia, a apresentação geral da unidade de leitura. Na sequência será lido o trecho do livro A situação da classe operária na Inglaterra de Friedrich Engels. (São Paulo: Global, 1986, 165-6 p.). Neste fragmento, o pensador alemão enumera os abusos a que a classe operária inglesa era submetida, a péssima condição de vida nas periferias e a omissão dos parlamentares desse país. Ocorrerá um debate buscando estabelecer algumas relações acerca da situação da classe trabalhadora inglesa com a péssima qualidade de vida dos trabalhadores menos favorecidos atualmente no Brasil.
No segundo dia, os estudantes acessarão individualmente o site Diário Universal em busca de informações sobre a origem histórica do Dia Internacional dos Trabalhadores. O espaço virtual conta com importantes informações sobre acontecimentos que marcaram a História Mundial.
Para enriquecer a proposta, no terceiro dia, exibirei o clip Admirável Gado Novo do cantor Zé Ramalho. Logo em seguida, os estudantes realizarão a leitura do poema da canção e elaborarão anotações gerais a respeito da letra da música e do clip. O clip original tem a duração aproximada de cinco minutos e enfoca a difícil vida dos trabalhadores brasileiros no final da década de 1970.
No quarto dia, os alunos farão, inicialmente, uma leitura silenciosa da crônica O boi de Machado de Assis. Depois, repetirão a leitura com o intuito de responder individualmente as seguintes questões: A crônica pode ser lida como uma metáfora a respeito da condição da classe trabalhadora? Vocês conhecem alguma história de algum trabalhador explorado? Responda e comente cada uma das perguntas.
No quinto dia, cada grupo elaborará o seu próprio rascunho coletivo contendo observações e respostas dadas às perguntas anteriores (clip, poema e crônica). Na sequência, os grupos socializarão as reflexões por meio de pequenas apresentações.
Cada grupo, no sexto dia, produzirá a sua própria crônica (máximo de três páginas). Por fim, no sétimo dia, o representante escolhido pelo grupo fará a leitura da crônica em voz alta. As crônicas serão recolhidas e, posteriormente, expostas na escola para a apreciação do corpo docente e discente.
A avaliação levará em conta a participação do aluno nas atividades propostas e a produção textual.
7- REFERÊNCIA PARA PESQUISA
Admirável gado novo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_0sF3YuPnQg. Acessado em 29 de setembro de 2018.
ASSIS, Machado. Crônicas escolhidas. São Paulo: Editora Ática. 1994.
Diário Universal. Disponível em: https://www.diario-universal.com/arquivo/aconteceu/dia-mundial-do-trabalhador/. Acessado em: 28 de setembro de 2018.
ENGELS. Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Unidade de Leitura - Trilogia Pedagógica. 2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção Linguagens e Sociedade).
Comentários
Postar um comentário