CONCEITO DE CULTURA SEGUNDO NESTOR GARCIA CANCLINI

Emílio Rodrigues Júnior


Este texto aborda os conceitos de culturas, a partir das reflexões de Nestor Garcia Canclini, que destaca a pós-modernidade não como uma etapa ou tendência que viria a substituir o mundo moderno, mas como uma maneira de problematizar os vínculos equivocados que este estabeleceu com as contradições que pretendeu excluir ou superar para constituir-se.
Canclini conceituou cultura como um processo em constante transformação - ele trabalha com o cenário latino-americano, levando em conta a complexidade de relações que a configuram na atualidade, onde as tradições culturais coexistem com a modernidade que ainda não se consolidou nessa parte do planeta.
Canclini traz também a ideia que a urbanidade não se opõe à ideia de mundo rural ou comunidade, pois o predomínio das relações secundárias sobre as primárias, da heterogeneidade sobre a homogeneidade não é atribuível unicamente à concentração populacional nas cidades. Assim, ele aborda a ideia de que a cidade e meio rural se articulam pela mídia eletrônica. O meio urbano pode ser considerado um aglomerado de pessoas com diversas culturas tradicionais, trazendo do meio rural as suas ideologias e todo o seu modo de viver. As novas misturas interculturais são classificadas como resultantes dos processos de hibridação.
Com a hibridação que ocorre nos espaços urbanos, cada vez mais as pessoas tendem a adaptar-se a novidades, a novos espaços e a novas configurações da vida em sociedade. É na multiculturalidade que ocorre a hibridação.
Outro aspecto abordado por Canclini diz respeito aos movimentos interculturais, onde ele traz o conceito de desterritorialização e territorializar. É a migração (diáspora), uma associação com a sobrevivência, os migrantes de todos os continentes buscam abrigos em países de primeiro mundo para se territorizalizarem novamente, em busca de novas oportunidades; com isso, novas formas de viver vão sendo construídas nos novos espaços.
Canclini propõe uma discussão sobre identidade cultural centrada, sobretudo, no paradigma da hibridização, que qual se converte em uma proposta de explicação para a identidade sociocultural latino-americana.

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