CONCEITO DE CULTURA SEGUNDO NESTOR GARCIA CANCLINI
Emílio Rodrigues Júnior
Este
texto aborda os conceitos de culturas, a partir das reflexões de Nestor Garcia
Canclini, que destaca a pós-modernidade não como uma etapa ou tendência que
viria a substituir o mundo moderno, mas como uma maneira de problematizar os vínculos
equivocados que este estabeleceu com as contradições que pretendeu excluir ou superar
para constituir-se.
Canclini
conceituou cultura como um processo em constante transformação - ele trabalha
com o cenário latino-americano, levando em conta a complexidade de relações que
a configuram na atualidade, onde as tradições culturais coexistem com a
modernidade que ainda não se consolidou nessa parte do planeta.
Canclini
traz também a ideia que a urbanidade não se opõe à ideia de mundo rural ou
comunidade, pois o predomínio das relações secundárias sobre as primárias, da
heterogeneidade sobre a homogeneidade não é atribuível unicamente à
concentração populacional nas cidades. Assim, ele aborda a ideia de que a
cidade e meio rural se articulam pela mídia eletrônica. O meio urbano pode ser
considerado um aglomerado de pessoas com diversas culturas tradicionais,
trazendo do meio rural as suas ideologias e todo o seu modo de viver. As novas
misturas interculturais são classificadas como resultantes dos processos de hibridação.
Com
a hibridação que ocorre nos espaços urbanos, cada vez mais as pessoas tendem a
adaptar-se a novidades, a novos espaços e a novas configurações da vida em
sociedade. É na multiculturalidade que ocorre a hibridação.
Outro
aspecto abordado por Canclini diz respeito aos movimentos interculturais, onde
ele traz o conceito de desterritorialização e territorializar. É a migração
(diáspora), uma associação com a sobrevivência, os migrantes de todos os
continentes buscam abrigos em países de primeiro mundo para se territorizalizarem
novamente, em busca de novas oportunidades; com isso, novas formas de viver vão
sendo construídas nos novos espaços.
Canclini
propõe uma discussão sobre identidade cultural centrada, sobretudo, no
paradigma da hibridização, que qual se converte em uma proposta de explicação para
a identidade sociocultural latino-americana.
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