UNIDADE DE LEITURA; TECNOLOGIA E LIBERDADE
Mellina
Silva
Revista Veja, 28 de março de 2018
UNIDADE
DE LEITURA: tecnologia
e liberdade
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Tema:
Tecnologia e Liberdade (os
usos das tecnologias da informação e a liberdade dos usuários)
·
Objetivos:
Refletir o uso da tecnologia na atualidade em relação a liberdade e relacionar
as leituras de textos com as vivências que os alunos trazem sobre o tema
·
Faixa etária:
Alunos do Ensino Médio, a partir de 15 anos. Alunos que estão inseridos no
mundo virtual e usam as redes sociais para publicar as suas escolhas e a sua
vida cotidiana
·
Tempo: 6 aulas de 50 minutos cada
·
Textos utilizados:
Sorria, você está sendo filmado - Rafael
Kenski, parte I (Anexo I). A escolha do texto
jornalístico traz a discussão sobre o uso da tecnologia e o direito à
liberdade. Usuários das redes sociais são “vigiados” por meio de sites de
relacionamentos e compartilhador de fotos, por empresas que rastreiam seus
dados e buscam possíveis consumidores.
A matéria da revista é entrecortada
pela charge publicada na Revista Veja em 28 de março de 2018 (Anexo II), sobre
a divulgação de dados dos usuários do Facebook nas eleições presidenciais nos
EUA.
Também, para compor a
compreensão dos textos e a reflexão dos usos das tecnologias, será exibido o
filme: Show de Truman – O show da vida, estrelado por Jim Carrey em 1998. O
filme narra a história de Truman Burbank, que é vigiado 24 horas e sua vida é
televisionada para todo o mundo.
·
Avaliação: a
avaliação será contínua e versará sobre como os alunos construíram argumentos,
a partir das discussões em sala, para participarem do debate proposto pelo
professor a fim de desenvolver/aguçar sua consciência crítica acerca do tema. Ao final das discussões realizadas em sala
sobre o texto, a charge, o filme e o debate, será analisada uma produção final
(texto narrativo, conto ou carta) de cada aluno sobre tecnologia e liberdade.
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Etapas do trabalho: Leitura
individual do texto (anexo I) – Constatação: produzir sentido ao texto,
primeiro contato com o texto. Após a leitura individual cada estudante irá
responder à duas questões sugeridas pelo professor:
1-
O que você compreendeu da leitura do texto?
2-
Depois de ler o texto, você se sente livre no mundo
globalizado? Sim ou não e por quê?
Depois de respondidas as
questões, o professor formará grupos de 5 ou 6 estudantes para exposição das
respostas e compartilhar da compreensão do texto. Neste momento, o professor
poderá participar acompanhando os grupos e expondo suas próprias impressões
sobre o texto - Cotejar: interação em pequenos grupos com objetivo de
partilhar os sentidos que construíram da leitura do texto.
Em grupos ainda, o professor irá
mostrar a charge (anexo II) e os grupos poderão discutir e apresentar à turma
as impressões e aquilo que sabem sobre este episódio, poderão realizar
pesquisas na internet sobre o tema/charge (Discussão: - A primeira vez que você
viu a charge conseguiu compreendê-la? – Quais as características de uma charge?
– Você concorda com a charge? – Você já passou por algo parecido?)
O filme: Show de Truman será
exibido e após a sessão os alunos deverão, em grupos de 4 pessoas, escrever uma
crítica sobre o filme. A crítica será lida em voz alta para discussão e
conversa sobre aquilo que cada grupo elaborou.
Em seguida o professor irá propor
um debate. Para isso, os pequenos grupos devem juntar-se formando dois grandes
grupos de mais ou menos 12 integrantes cada um. Cada um dos grupos ficará
responsável por defender um ponto de vista: - tecnologias no mundo atual com
liberdade e novas possibilidades, e – tecnologias aprisionam os homens.
Os
grupos deverão se reunir para compor os argumentos que sustentam as suas frases,
pode-se trazer outros textos para a discussão e defesa de seus pontos de vista.
- Debate – Transformação:
produzir mais sentido ao texto, novas significações. Nesta etapa da aula, o
professor será o mediador do debate, marcando os tempos de exposição dos
argumentos, tempo de exposição e defesa da frase, réplica e tréplica. Os grupos
elegerão seus porta-vozes, podendo os outros integrantes do grupo contribuírem
com opiniões escritas para que o porta-voz use de embasamento aos argumentos.
Terminado
o debate o professor proporá aos alunos a elaboração de um texto narrativo,
podendo ser uma carta, um conto ou uma memória vivida, sobre o tema trabalhado.
Alguns apontamentos norteadores:
- Atualmente, as pessoas informam seus dados
pessoais em sites e outros tipos de mídias. Como essa prática pode afetar a
liberdade destes sujeitos? Isto realmente é um problema?
- Você se sente aprisionado? Por que?
- Seus dados foram extraviados? Conte-nos como foi
essa experiência. Se nunca passou por algo assim, invente um texto que nos
relate esse fato e como foi solucionado.
Anexo I
Sorria, você está sendo filmado
Rafael Kenski
Algumas pessoas sabem todos os
lugares em que você esteve no ano passado. Possuem também a lista das
mercadorias que você comprou, as músicas que ouviu e as pessoas com quem
conversou. É possível que elas saibam até a sua preferência sexual. Assustador,
não? O motivo alegado para tanta perseguição é apenas trazer segurança e
conforto. Para você. Assim como as novas tecnologias se esmeram em acumular e
disponibilizar o máximo de informações sobre todos os assuntos de interesse,
muitas instituições utilizam os mesmos instrumentos para obter e manipular
dados sobre pessoas simples, como eu e você. Empresas tentam reunir informações
detalhadas de seus possíveis clientes para oferecer produtos e serviços
personalizados no momento apropriado. Governos e agentes de segurança tentam
registrar todas as atividades da população em busca de criminosos e infratores.
O preço a pagar por esses benefícios, no entanto, é ser observado o tempo todo
e ter suas informações mais íntimas devassadas.
“Estamos em transição do ‘estado
de vigilância’ para a ‘sociedade de vigilância’”, afirma o cientista político
canadense Reg Whitaker, autor do livro The End of Privacy (O fim da
privacidade), inédito no Brasil. Ao contrário do que previam romances como
1984, de George Orwell, ou Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, o que está
acontecendo não é apenas um governo centralizado que monitora as atividades da
população. Empresas, família e até mesmo vizinhos instalam sistemas de
vigilância cada vez mais sofisticados. Da mesma maneira, em vez de o Estado
obrigar as pessoas a se registrarem em sistemas de controle, são os próprios
cidadãos que, cada vez mais, entregam seus dados pessoais de forma voluntária.
“A nova tecnologia de controle se diferencia das anteriores de duas formas: ela
é descentralizada e consensual”, diz Whitaker.
O rastreamento começa cada vez
que saímos na rua. Só na cidade de São Paulo, cerca de 125.000 câmeras
monitoram as atividades dos pedestres em prédios, parques, lojas e calçadas.
Cerca de 75% das grandes redes de supermercados, farmácias e lojas reforçam a
segurança com filmadoras. Em outros países, essa técnica é ainda mais
difundida. Até 2004, o governo inglês terá instalado nas ruas uma rede de dois
milhões de câmeras para procurar criminosos. Muitas delas estarão equipadas com
sistemas que reconhecem as pessoas pela face ou por sua maneira de caminhar e
checam se são procuradas pela polícia. Os motoristas – que, em São Paulo,
convivem com mais de 100 radares fotográficos – são vigiados, no Reino Unido,
por mais de 7.500 sensores que identificam a placa do veículo e verificam se
ele é roubado.
Essa parafernália funciona?
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, o uso de radares
eletrônicos diminuiu em até 58% o número de mortes em acidentes fatais. No
Reino Unido, alguns crimes de repercussão nacional só foram resolvidos graças à
ajuda da rede de câmeras. A eficácia desses equipamentos, no entanto, ainda é
objeto de muita polêmica. “As câmeras identificam alguns delitos óbvios no mesmo
momento em que acontecem e fornecem, posteriormente, evidências da cena do
crime”, afirma Jason Ditton, diretor do Centro Escocês de Criminologia e uma
das poucas pessoas a empreender estudos independentes sobre o sistema.
A grande preocupação em relação
ao sistema é a possibilidade de abuso. A coordenadora desse programa em um
bairro de Londres afirmou à revista New Scientist que um centro de lazer havia
colocado câmeras controladas por homens no vestiário feminino. Surgiram também
diversas denúncias de que os operadores definiam os suspeitos apenas pela
aparência – o que abriu a porta para denúncias de preconceito. Em outra
ocasião, um operador foi condenado por espionar mais de 200 mulheres e usar o
telefone da própria central para assediá-las.
Problemas como esses podem se
tornar ainda piores quando forem implantadas algumas outras tecnologias de
vigilância já existentes. O inventor americano Graham Hawkes desenhou uma forma
de acoplar um rifle a essas máquinas e permitir que policiais eliminem criminosos
como se estivessem em um jogo de videogame. Outro sistema americano, de nome
Body Search (busca corporal), permite identificar objetos embaixo da roupa,
como pistolas, facas, pacotes de drogas e também aquelas partes do corpo que a
maioria das pessoas tem o costume de esconder. “As câmeras são tidas como se
fossem sempre boas e elas não são”, afirma Ditton.
Mas as empresas não vigiam só
seus funcionários. Várias páginas da internet costumam implantar no computador
de quem as visita pequenos programas (os chamados cookies) que registram alguns
dados sobre o usuário, como o tipo de navegador utilizado ou as páginas que ele
visitou. Os cookies são importantes para salvar as preferências do usuário e
montar uma lista de compras para ele, por exemplo. Mas eles podem também enviar
para as empresas informações sobre tudo o que as pessoas fazem na rede. Essa
prática foi alvo de grande polêmica quando se descobriu que a agência
antidrogas americana os utilizava para rastrear internautas. Cada vez que alguém
digitava grow pot (plantar maconha) ou outros termos relacionados a drogas nos
principais serviços de busca, aparecia um anúncio da agência que carregava um
cookie.
Anexo II
Revista Veja, 28 de março de 2018
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