UNIDADE DE LEITURA - FAKE NEWS

·         Tema:

Notícias Falsas (Fake News)/Checagem de fontes e fatos

 

·         Para quê?

Articular leitura do texto e leitura do mundo. A partir da leitura e interpretação dos textos selecionados em seus múltiplos sentidos, refletir criticamente sobre a importância de checar as fontes de qualquer informação.

 

·         Para quem?

Essa unidade foi pensada para alunos 7º ano do ensino fundamental. Alunos críticos, conectados e antenados. Imagina-se uma classe de 30 alunos e que a unidade duraria cerca de 5 aulas de 45 minutos.

É importante dizer que se faz necessário conhecer o grupo, seus hábitos e motivações para a leitura para pensar em aulas que contemplem os gostos da turma e que também lhe apresentem novos interesses e desafios. Sugere-se a aplicação do questionário “Eu e a Leitura”, uma adaptação em língua portuguesa elaborada por Mata et al. (2009) a partir do questionário “Motivation for Reading Questionnaire (MRQ)” de Wigfield, Guthrie e McGough (1996). O questionário busca investigar o perfil motivacional dos alunos e sua relação com a leitura a partir de afirmações, cujas respostas devem ser fornecidas a partir de uma escala de tipo Linkert, que vai de 1 a 4 pontos (Muito Diferente de Mim, Diferente de Mim, Parecido Comigo e Muito Parecido Comigo).

 

·         Escolha de textos:

Para começar a discussão, opta-se pela crônica “Brincadeira” de Luis Fernando Veríssimo, devido ao texto breve, uso de uma linguagem acessível e certa dose de humor, como também ao enredo que a partir de uma atitude inocente se desenvolve progressivamente a um jogo de poder que tem desfecho trágico, já que os personagens não questionam a origem ou conteúdo das informações que recebem.

 

A inocência inicial do protagonista de “Brincadeira” é cruzada e complementada pela leitura da tirinha “Fake News” vinculada ao portal “Vida de suporte”, mas de autoria desconhecida. A tirinha também fala de quem planta notícias falsas, porém, dessa vez, com clara intencionalidade de quem o faz.

O trabalho com os gêneros crônica e relato jornalístico são recomendados justamente ao 7º ano pelo currículo do Estado de São Paulo.

 

Para embasar o debate teórico acerca do assunto, será utilizado o infográfico produzido pelo Senado Federal e divulgado nas redes sociais da instituição sobre o que é e como identificar uma notícia falsa. Para a atividade final os alunos lerão notícias falsas selecionadas do jornal irônico “Sensacionalista – isento de verdade”.

 

·         Avaliação:

As produções finais serão avaliadas de acordo com os usos de estratégias de escrita (planejar, redigir e revisar), pertinência do tema, adequação ao gênero jornalístico, ortografia, uso funcional da Língua Portuguesa. Os trabalhos serão postados em um blog e socializados entre os alunos.

 

·         Roteiro

ETAPA

ATIVIDADES

PROVOCAÇÕES

Pré-Leitura

A) Apresentar o título "Brincadeira" e a partir dele questionar à turma:

- Sobre o que pode ser esse texto?
- O que pode significar esse título?
- O que você espera encontrar nesse texto?
- A que brincadeira será que o texto se refere?

B) Escrever as respostas na lousa para serem confirmadas ou transformadas após a leitura.

 

1ª Leitura

Leitura individual e silenciosa do texto

Pós-leitura
Constatação

Individual

A) Refletir e ponderar sobre essa leitura e leituras que a antecederam

- As expectativas criadas a partir do título se aproximaram ou distanciaram do texto?
- Que sentimentos, sensações e/ou lembranças você teve ao ler o texto?
- O que você compreendeu do texto?

2ª Leitura

Leitura coletiva em voz alta do texto

Reflexão
Cotejo

Grupos (até 5 alunos)

A) Compartilhar as compreensões e reflexões individuais sobre o enredo

- Sobre o que é o texto?
- Quem são os personagens?
- A brincadeira deu certo?
- Quais foram as consequências da brincadeira?

B) Compartilhar e debater percepções sobre o gênero "crônica"

- Que elementos nos dizem que esse texto é uma crônica?

Sala como um todo

A) Socialização das discussões realizadas nos grupos sobre o enredo e o gênero textual.

 

B) Relembrar das características da "crônica" enquanto gênero textual

- Está entre o literário e o jornalístico;
- Linguagem coloquial;
- Narrativa intimista e breve;
- Poucos personagens;
- Espaço e tempo limitados;
- Aborda fatos do cotidiano;

C) Ressaltar que frequentemente a crônica explora eventos do cotidiano

- O conteúdo dessa crônica pode ser atual?
- É possível fazer alguma ponte com a realidade?

Intertextualidade

Grupos

A) Apresentar a tirinha "Fake News";
B) Debate em grupo sobre as interpretações a partir da tirinha;

- Qual a ideia vinculada no segundo quadrinho?
- Qual a preocupação mostrada por um dos personagens?
- Que elementos são responsáveis pelo efeito de humor da tirinha?
- De que forma se pode relacionar a tirinha e a crônica de Luis Fernando Veríssimo?

Sala como um todo

A) Questionar os alunos sobre a circulação de notícias falsas na internet, redes sociais e aplicativos de mensagens;
B) Debater a existência e propagação das fake news;
B) Complementar as informações fornecidas pelos alunos com as orientações divulgadas pelo Senado Federal na forma de texto e infográfico, ambos partes da ação da instituição contra as fake news. O infográfico pode ser projetado na lousa ou impresso e entregue aos alunos, após a discussão para auxiliar na próxima atividade.

- Vocês conhecem alguém que já compartilhou algo que não era verdade?
- Vocês já ouviram falar de notícias falsas (fake news)?
- Por que é fácil acreditar nesse tipo de notícia?
- Quais podem ser os interesses de quem escreve uma notícia mentirosa?
- Como se pode evitar ser enganado?

Transformação

Proposta: Imaginem que vocês mantêm um blog jornalístico, cuja missão é checar e investigar a veracidade de notícias que circulam na rede. Para isso:
A) A cada grupo será designada uma notícia falsa;
B) A partir da leitura das notícias, o grupo deve observar que elementos textuais dão pistas da inverdade/mentira nos textos;
C) Após esse exercícios, o grupo deve escrever um artigo de jornal desmentindo e corrigindo os fatos apresentados, de modo a apontar os porquês da notícia ser falsa e evidenciando soluções e cuidados para que um leitor desconfie desse tipo de informação.

Notícias falsas:
1) Seleção argentina pede à FIFA para Messi jogar com a camisa do Barcelona;
2) Trump manda cancelar Dia Mundial do Meio Ambiente;
3) Usuário de Instagram que não postou durante viagem é dado como morto;
4) Para evitar spoilers, jovens congelam em carbonita amigo que viu Star Wars antes deles;
5) Vendedores de guarda-chuva darão curso a meteorologistas de como prever chuva;
6) 89% das pessoas choram mais a morte de personagem de série do que de parentes, diz pesquisa.

 

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