UNIDADE DE LEITURA - FAKE NEWS
· Tema:
Notícias Falsas (Fake News)/Checagem de fontes e fatos
· Para quê?
Articular leitura do texto e leitura do mundo. A partir da leitura e interpretação dos textos selecionados em seus múltiplos sentidos, refletir criticamente sobre a importância de checar as fontes de qualquer informação.
· Para quem?
Essa unidade foi pensada para alunos 7º ano do ensino fundamental. Alunos críticos, conectados e antenados. Imagina-se uma classe de 30 alunos e que a unidade duraria cerca de 5 aulas de 45 minutos.
É importante dizer que se faz necessário conhecer o grupo, seus hábitos e motivações para a leitura para pensar em aulas que contemplem os gostos da turma e que também lhe apresentem novos interesses e desafios. Sugere-se a aplicação do questionário “Eu e a Leitura”, uma adaptação em língua portuguesa elaborada por Mata et al. (2009) a partir do questionário “Motivation for Reading Questionnaire (MRQ)” de Wigfield, Guthrie e McGough (1996). O questionário busca investigar o perfil motivacional dos alunos e sua relação com a leitura a partir de afirmações, cujas respostas devem ser fornecidas a partir de uma escala de tipo Linkert, que vai de 1 a 4 pontos (Muito Diferente de Mim, Diferente de Mim, Parecido Comigo e Muito Parecido Comigo).
· Escolha de textos:
Para começar a discussão, opta-se pela crônica “Brincadeira” de Luis Fernando Veríssimo, devido ao texto breve, uso de uma linguagem acessível e certa dose de humor, como também ao enredo que a partir de uma atitude inocente se desenvolve progressivamente a um jogo de poder que tem desfecho trágico, já que os personagens não questionam a origem ou conteúdo das informações que recebem.
A inocência inicial do protagonista de “Brincadeira” é cruzada e complementada pela leitura da tirinha “Fake News” vinculada ao portal “Vida de suporte”, mas de autoria desconhecida. A tirinha também fala de quem planta notícias falsas, porém, dessa vez, com clara intencionalidade de quem o faz.
O trabalho com os gêneros crônica e relato jornalístico são recomendados justamente ao 7º ano pelo currículo do Estado de São Paulo.
Para embasar o debate teórico acerca do assunto, será utilizado o infográfico produzido pelo Senado Federal e divulgado nas redes sociais da instituição sobre o que é e como identificar uma notícia falsa. Para a atividade final os alunos lerão notícias falsas selecionadas do jornal irônico “Sensacionalista – isento de verdade”.
· Avaliação:
As produções finais serão avaliadas de acordo com os usos de estratégias de escrita (planejar, redigir e revisar), pertinência do tema, adequação ao gênero jornalístico, ortografia, uso funcional da Língua Portuguesa. Os trabalhos serão postados em um blog e socializados entre os alunos.
· Roteiro
ETAPA |
ATIVIDADES |
PROVOCAÇÕES |
|
Pré-Leitura |
A) Apresentar o título "Brincadeira" e a partir dele questionar à turma: |
- Sobre o que pode ser esse texto? |
|
B) Escrever as respostas na lousa para serem confirmadas ou transformadas após a leitura. |
|
||
1ª Leitura |
Leitura individual e silenciosa do texto |
||
Pós-leitura |
Individual |
||
A) Refletir e ponderar sobre essa leitura e leituras que a antecederam |
- As expectativas criadas a partir do título
se aproximaram ou distanciaram do texto? |
||
2ª Leitura |
Leitura coletiva em voz alta do texto |
||
Reflexão |
Grupos (até 5 alunos) |
||
A) Compartilhar as compreensões e reflexões individuais sobre o enredo |
- Sobre o que é o texto? |
||
B) Compartilhar e debater percepções sobre o gênero "crônica" |
- Que elementos nos dizem que esse texto é uma crônica? |
||
Sala como um todo |
|||
A) Socialização das discussões realizadas nos grupos sobre o enredo e o gênero textual. |
|
||
B) Relembrar das características da "crônica" enquanto gênero textual |
- Está entre o literário e o jornalístico; |
||
C) Ressaltar que frequentemente a crônica explora eventos do cotidiano |
- O conteúdo dessa crônica pode ser atual? |
||
Intertextualidade |
Grupos |
||
A) Apresentar a tirinha "Fake News"; |
- Qual a ideia vinculada no segundo
quadrinho? |
||
Sala como um todo |
|||
A) Questionar os alunos sobre a circulação de
notícias falsas na internet, redes sociais e aplicativos de mensagens; |
- Vocês conhecem alguém que já compartilhou
algo que não era verdade? |
||
Transformação |
Proposta: Imaginem que vocês mantêm
um blog jornalístico, cuja missão é checar e investigar a veracidade de
notícias que circulam na rede. Para isso: |
Notícias falsas: |
|
Comentários
Postar um comentário