UNIDADE DE LEITURA: "DA LEITURA DO MUNDO À ESCRITA DA PALAVRA"
Maria Carolina Branco Costa
Esta unidade de leitura reflete o lastimável fato envolvendo o Museu Nacional, ocorrido no início do mês de setembro. Para além das perdas materiais, este episódio lamentável provocou marcas profundas na história e memória do país. Em vista disto, pretende-se, nesta unidade, ampliar as leituras acerca deste fato, problematizando-o e refletindo-o coletivamente, no ambiente escolar.
(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45398164)
·
Tema:
Notícia sobre incêndio no Museu
Nacional/Elaboração textual: gênero notícia.
·
Para quê?
Articular leitura do texto e
leitura do mundo. A partir da leitura e interpretação dos textos selecionados, os
alunos deverão refletir criticamente sobre a notícia, contando-a a seus colegas
de escola através de elaboração textual para publicação no jornal da escola.
·
Para quem?
1º ano do ensino fundamental. Alunos em processo de alfabetização.
Imagina-se uma classe de 21 alunos e que a unidade duraria cerca de 2 aulas.
·
Escolha de textos:
Para começar a
discussão, opta-se pela notícia do Jornal Joca, intitulada: “Museu Nacional, o
mais antigo do país, pega fogo no Rio”, devido ao texto breve e uso
de linguagem acessível, sem descaracterizar o gênero jornalístico, como também
ao enredo, acerca de um fato histórico e social, a ser abordado nesta Unidade
de Leitura.
Estas informações são cotejadas à
tirinha, a qual traz os fatos para uma linguagem mais
lúdica e acessível aos alunos em fase de alfabetização, ao mesclar texto e
imagem. A tirinha também fala sobre a importância assumida pelos museus na
sociedade.
A escola utiliza-se de algumas
propostas da Pedagogia Freinet, como o jornal. Ao produzir material para eles,
os alunos estarão inseridos em uma atividades coletiva, a medida que exercitam
habilidades de alfabetização e leitura crítica.
Para embasar o debate teórico
acerca do assunto e finalizar esta Unidade, serão também utilizados vídeos, tratando do passado e do presente do museu abordado.
·
Avaliação:
A produção final, escrita
coletiva de texto informativo (jornalístico), será avaliada de acordo com a
participação do alunos e adequação ao gênero jornalístico. Os trabalhos serão impressos
em jornal da escola e socializados entre os alunos da instituição.
ETAPA
|
ATIVIDADES
|
PROVOCAÇÕES
|
|
Pré-Leitura
|
A) Apresentar o título "Museu
Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio" (Anexo I) e a partir dele
questionar à turma:
|
- Sobre o que pode ser esse texto?
- O que pode significar esse título? - Quais informações você espera encontrar nesse texto?
- Quais são as características deste gênero
textual?
|
|
B) Escrever as respostas na lousa para serem
confirmadas ou transformadas após a leitura.
|
|||
1ª Leitura
|
Leitura coletiva de texto em grupo-sala (mediada pelas
professoras)
|
||
Pós-leitura
Constatação |
|||
A) Refletir e ponderar sobre essa leitura e
leituras que a antecederam
|
- As expectativas criadas a partir do título se
aproximaram ou distanciaram do texto?
- Que sentimentos, sensações e/ou lembranças você teve ao ler o texto? - O que você compreendeu do texto? (SILVA, 2003) |
||
2ª Leitura
|
Leitura coletiva em voz alta do texto
|
||
Reflexão
Cotejo |
3 grupos de até 7 alunos)
|
||
A) Compartilhar as compreensões e reflexões
individuais sobre o enredo do texto (Anexo I)
|
- Sobre o que é o texto?
- Qual é a notícia que veicula? - Quais foram as consequências desta tragédia para o Brasil? |
||
B) Compartilhar e debater perpecpções sobre ele
|
- Que elementos nos dizem que esse texto é uma notícia
de jornal?
|
||
Grupo-sala
|
|||
A) Socialização das discussões realizadas nos
grupos sobre o enredo e o gênero textual.
|
|||
B) Comentar sobre as características da notícia
de jornal (texto informativo)
|
- Texto jornalístico:
- Linguagem formal; - Relato imparcial dos fatos; - Aborda fatos históricos em tempo real. |
||
Intertextualidade
|
Grupos
|
||
A) Apresentar a tirinha (Anexo II) e suas
características;
B) Debate em grupo sobre as interpretações a partir da tirinha; |
Características:
- Linguagem coloquial; - Narrativa intimista e breve; - Um ou poucos personagens; - Espaço e tempo limitados; - Aborda fatos do cotidiano;
- A qual a ideia vinculada na tirinha?
- Qual a preocupação mostrada pelo personagem Armandinho? - Há humor nesta tirinha? Ou é crítico-reflexiva? - De que forma se pode relacionar a tirinha e a notícia do Jornal Joca? |
||
Sala como um todo
|
|||
A) Questionar os alunos sobre o papel e a
importância dos museus como fonte de acesso a história e ciência e como
espaço cultural.
B) Debater a existência de museus na cidade e no país (complementar o diálogo com informações do texto: " Peritos já sabem onde começou o fogo no Museu Nacional; hipótese de incêndio criminoso não é descartada" (Anexo III). |
- Vocês já foram a um museu?
- O que viram lá? - Por que é fácil acreditar nesse tipo de notícia? - Como o incêndio poderia ter sido evitado?
- Quais podem ser os interesses de o Poder
Público não investir na manutenção dos museus?
|
||
Transformação
|
Proposta: Imaginem que são jornalistas e escrevem
para um jornal, cuja missão é informar a população estudantil sobre os
acontecimentos do Brasil. Para tanto:
A) Cada grupo (mediado por uma professora) escreverá uma notícia respondendo a uma das questões propostas pela professora (referentes ao início, meio e fim da notícia); B) Ao final, partir das elaborações, será redigido um texto único, para posterior efetiva publicação no Jornal da Escola.
Finalizar com a exposição de vídeos: imagens de
antes e depois do incêndio (Anexo IV).
|
Questões norteadoras para cada grupo:
1) O que aconteceu?(informar o que e onde ocorreu o fato);
2) Como aconteceu? (informar como e porque
ocorreu o fato);
3) Desdobramentos (informar o que ocorreu depois
deste fato e implicações para a história do Brasil).
- Socialização
- Revisão: atende às e características do gênero
jornalístico comentadas anteriormente (linguagem, forma, conteúdo, etc);
- Elaboração coletiva de um texto jornalístico da
sala, a partir das contribuições de cada grupo.
|
Referências
Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio. Jornal Joca: o único jornal para jovens e crianças, 03/09/2018. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/museu-nacional-o-mais-antigo-do-pais-pega-fogo-no-rio/>
Peritos já sabem onde começou o fogo no Museu Nacional; hipótese de incêndio criminoso não é descartada. G1, 07/09/2018. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/07/peritos-ja-sabem-onde-comecou-o-fogo-no-museu-nacional-hipotese-de-incendio-criminoso-nao-e-descartada.ghtml>
Quinta da Boa Vista and National Museum. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=141&v=nMcRZNP-8KE>
Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio. Jornal Joca: o único jornal para jovens e crianças, 03/09/2018. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/museu-nacional-o-mais-antigo-do-pais-pega-fogo-no-rio/>
Peritos já sabem onde começou o fogo no Museu Nacional; hipótese de incêndio criminoso não é descartada. G1, 07/09/2018. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/07/peritos-ja-sabem-onde-comecou-o-fogo-no-museu-nacional-hipotese-de-incendio-criminoso-nao-e-descartada.ghtml>
Quinta da Boa Vista and National Museum. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=141&v=nMcRZNP-8KE>
Rede Escola |
07/09/2018 - Homenagem ao Museu Nacional. Tv Escola.
Acesso em: 15/09/2018. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=VEIu-crhbQE>
SILVA, Ezequiel Theodoro. Unidades de leitura: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Unidades de leitura: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003.
Comentários
Postar um comentário