UNIDADE DE LEITURA: "DA LEITURA DO MUNDO À ESCRITA DA PALAVRA"

Maria Carolina Branco Costa

Esta unidade de leitura reflete o lastimável fato envolvendo o Museu Nacional, ocorrido no início do mês de setembro. Para além das perdas materiais, este episódio lamentável provocou marcas profundas na história e memória do país. Em vista disto, pretende-se, nesta unidade, ampliar as leituras acerca deste fato, problematizando-o e refletindo-o coletivamente, no ambiente escolar.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45398164)

·         Tema:
Notícia sobre incêndio no Museu Nacional/Elaboração textual: gênero notícia.

·         Para quê?
Articular leitura do texto e leitura do mundo. A partir da leitura e interpretação dos textos selecionados, os alunos deverão refletir criticamente sobre a notícia, contando-a a seus colegas de escola através de elaboração textual para publicação no jornal da escola.

·         Para quem?
1º ano do ensino fundamental. Alunos em processo de alfabetização. Imagina-se uma classe de 21 alunos e que a unidade duraria cerca de 2 aulas.

·         Escolha de textos:
Para começar a discussão, opta-se pela notícia do Jornal Joca, intitulada: “Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio”, devido ao texto breve e uso de linguagem acessível, sem descaracterizar o gênero jornalístico, como também ao enredo, acerca de um fato histórico e social, a ser abordado nesta Unidade de Leitura.

Estas informações são cotejadas à tirinha, a qual traz os fatos para uma linguagem mais lúdica e acessível aos alunos em fase de alfabetização, ao mesclar texto e imagem. A tirinha também fala sobre a importância assumida pelos museus na sociedade.
A escola utiliza-se de algumas propostas da Pedagogia Freinet, como o jornal. Ao produzir material para eles, os alunos estarão inseridos em uma atividades coletiva, a medida que exercitam habilidades de alfabetização e leitura crítica.

Para embasar o debate teórico acerca do assunto e finalizar esta Unidade, serão também utilizados vídeos, tratando do passado e do presente do museu abordado.  

·         Avaliação:
A produção final, escrita coletiva de texto informativo (jornalístico), será avaliada de acordo com a participação do alunos e adequação ao gênero jornalístico. Os trabalhos serão impressos em jornal da escola e socializados entre os alunos da instituição.

 Roteiro:
ETAPA
ATIVIDADES
PROVOCAÇÕES
Pré-Leitura
A) Apresentar o título "Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio" (Anexo I) e a partir dele questionar à turma:
- Sobre o que pode ser esse texto?
- O que pode significar esse título?
- Quais informações você espera encontrar nesse texto?
- Quais são as características deste gênero textual?
B) Escrever as respostas na lousa para serem confirmadas ou transformadas após a leitura.


1ª Leitura
Leitura coletiva de texto em grupo-sala (mediada pelas professoras)
Pós-leitura
Constatação
A) Refletir e ponderar sobre essa leitura e leituras que a antecederam
- As expectativas criadas a partir do título se aproximaram ou distanciaram do texto?

- Que sentimentos, sensações e/ou lembranças você teve ao ler o texto?
- O que você compreendeu do texto? (SILVA, 2003)
2ª Leitura
Leitura coletiva em voz alta do texto
Reflexão
Cotejo
3 grupos de até 7 alunos)
A) Compartilhar as compreensões e reflexões individuais sobre o enredo do texto (Anexo I)
- Sobre o que é o texto?
- Qual é a notícia que veicula?
- Quais foram as consequências desta tragédia para o Brasil?
B) Compartilhar e debater perpecpções sobre ele
- Que elementos nos dizem que esse texto é uma notícia de jornal?
Grupo-sala
A) Socialização das discussões realizadas nos grupos sobre o enredo e o gênero textual.

B) Comentar sobre as características da notícia de jornal (texto informativo)
- Texto jornalístico:
- Linguagem formal;
- Relato imparcial dos fatos;
- Aborda fatos históricos em tempo real.
Intertextualidade
Grupos
A) Apresentar a tirinha (Anexo II) e suas características;

B) Debate em grupo sobre as interpretações a partir da tirinha;
Características:
- Linguagem coloquial;
- Narrativa intimista e breve;
- Um ou poucos personagens;
- Espaço e tempo limitados;
- Aborda fatos do cotidiano;

- A qual a ideia vinculada na tirinha?
- Qual a preocupação mostrada pelo personagem Armandinho?
- Há humor nesta tirinha? Ou é crítico-reflexiva?
- De que forma se pode relacionar a tirinha e a notícia do Jornal Joca?
Sala como um todo
A) Questionar os alunos sobre o papel e a importância dos museus como fonte de acesso a história e ciência e como espaço cultural.

B) Debater a existência de museus na cidade e no país (complementar o diálogo com informações do texto: " Peritos já sabem onde começou o fogo no Museu Nacional; hipótese de incêndio criminoso não é descartada" (Anexo III).
- Vocês já foram a um museu?
- O que viram lá?
- Por que é fácil acreditar nesse tipo de notícia?
- Como o incêndio poderia ter sido evitado?
- Quais podem ser os interesses de o Poder Público não investir na manutenção dos museus?
Transformação
Proposta: Imaginem que são jornalistas e escrevem para um jornal, cuja missão é informar a população estudantil sobre os acontecimentos do Brasil. Para tanto:

A) Cada grupo (mediado por uma professora) escreverá uma notícia respondendo a uma das questões propostas pela professora (referentes ao início, meio e fim da notícia);
B) Ao final,  partir das elaborações, será redigido um texto único, para posterior efetiva publicação no Jornal da Escola.

Finalizar com a exposição de vídeos: imagens de antes e depois do incêndio (Anexo IV).
Questões norteadoras para cada grupo:
1) O que aconteceu?(informar o que e onde ocorreu o fato);

2) Como aconteceu? (informar como e porque ocorreu o fato);

3) Desdobramentos (informar o que ocorreu depois deste fato e implicações para a história do Brasil).

- Socialização
- Revisão: atende às e características do gênero jornalístico comentadas anteriormente (linguagem, forma, conteúdo, etc);
- Elaboração coletiva de um texto jornalístico da sala, a partir das contribuições de cada grupo.









Referências

Museu Nacional, o mais antigo do país, pega fogo no Rio. Jornal Joca: o único jornal para jovens e crianças, 03/09/2018. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/museu-nacional-o-mais-antigo-do-pais-pega-fogo-no-rio/>

Peritos já sabem onde começou o fogo no Museu Nacional; hipótese de incêndio criminoso não é descartadaG1, 07/09/2018. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em:  < https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/07/peritos-ja-sabem-onde-comecou-o-fogo-no-museu-nacional-hipotese-de-incendio-criminoso-nao-e-descartada.ghtml>
Quinta da Boa Vista and National Museum. Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=141&v=nMcRZNP-8KE>
Rede Escola | 07/09/2018 - Homenagem ao Museu Nacional. Tv Escola.
Acesso em: 15/09/2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VEIu-crhbQE>
SILVA, Ezequiel Theodoro. Unidades de leitura: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003.



Comentários

Postagens mais visitadas