UNIDADE DE LEITURA- EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Emílio Rodrigues Júnior



JUSTIFICATIVA

Há uma preocupação mundial com o meio ambiente, sendo assim, verificamos a necessidade de incentivar os nossos alunos a participarem desta atitude de cidadania, em conjunto com professores e com colegas, objetivando a prática e conscientização do ato de preservar e também levar essas ideias aos país, amigos e familiares.

OBJETIVOS

Desenvolver nos alunos, o censo crítico sobre a importância da preservação da natureza, a partir de práticas como vivências em parques e praças, reuso, reciclagem e o plantio de árvores; Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades; Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação; Incentivar a construção de hortas para cultivo de produtos naturais; Incentivar o cultivo de plantas ornamentais na escola, afim de construir um ambiente agradável para o bom convívio na escola.

DESENVOLVIMENTO

Ø  Primeira Etapa

A primeira etapa da atividade irá ocorrer em sala de aula, com rodas de conversas com os alunos sobre o meio ambiente, trazendo conceitos e informações através de imagens, textos, vídeos e fotografias. A ideia e mostrar como o meio ambiente está presente nas aulas de geografia, ciências, biologia. Ainda nesta primeira etapa, pedir aos alunos para desenharem o que eles entenderam sobre o meio ambiente e como eles enxergam a natureza.
  
Ø  Segunda Etapa

Na segunda etapa, vamos visitar um parque na cidade, onde contém árvores, animais, diversos tipos de plantas (de pequeno a grande porte), e rios. A atividade visa apresentar todos os animais e aves presentes no parque, explicar como os animais e aves se reproduzem, cadeia alimentar, como as plantas se desenvolvem, o que acontece se não houver a preservação. Nesta atividade vamos apresentar diversas fotos de desmatamento, queimadas, extração de madeira ilegal. No final da etapa, cada aluno vai tirar uma fotografia com a parte que mais gostou na visita, para que no final do ciclo da atividade, apresentar em murais na escola.

Ø  Terceira Fase

A terceira fase vai trabalhar a reciclagem. Iremos convidar uma empresa que atua na reciclagem e separação de lixos. Todas as crianças receberão informações de como podemos reaproveitar materiais em casa para transformar em outros objetivos. Nesta etapa, cada aluno vai chegar em casa e verificar com os pais, o que tem de materiais que podem ser reciclados, que diariamente são descartados no lixo, como papel, latinhas, plásticos, pilhas, dentre outros. A pós o recolhimento dos objetos, a empresa irá passar na escola para recolher o material e apresentar alguns objetos que passaram por transformações após a reciclagem.

Ø  Quarta etapa

Na quarta etapa, a atividade irá trabalhar o plantio de mudas de plantas na própria escola. Cada aluno vai trazer uma muda, que podem ser ornamentais ou frutíferas. Cada planta irá receber um selo com o nome do aluno responsável, que deverão cuidar em parceria com a escola.

Ø  Quinta etapa

A quinta e última etapa é fazer uma confraternização, no intuito de apresentar todas as atividades realizadas. Construir um painel de sucatas para exposição das fotos e também expor vídeos sobre o meio ambiente toda a escola. Todos os pais serão convidados para festejar com os seus filhos. Nesta confraternização, os alunos apresentarão um teatro com a temática de meio ambiente.

CONCLUSÃO

Falar sobre o meio ambiente nunca esteve tão em alta quanto atualmente. A cada dia aumenta a preocupação das pessoas em preservar o nosso planeta. Esta aula procurou inserir conceitos de Educação Ambiental e propor uma atividade para ser aplicada com os alunos do ensino fundamental. A temática é importante para educar as crianças para o censo crítico e poder levar as informações para as suas respectivas casas e no convívio social.
A ideia também foi poder fazer com que a Educação Ambiental não aconteça apenas nas escolas, mas que as famílias possam dar continuidade na educação dos filhos e diversas ações podem ser realizadas, como por exemplo: trabalhar com separações de lixos para reciclagem, orgânicos, limpeza de vasos de plantas para evitar mosquito, evitar queimadas, plantar sua própria horta para colher produtos naturais, dentre outras ações.
A atividade prática proposta foi importante para levar às crianças casos reais de desmatamento, queimadas e como o homem é o principal causador dos problemas ambientais existentes e é através dele que poderão criar ações de preservação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Lei 9.795 de 27/04/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/lei9795.pdf.  último acesso em 04 de novembro de 2017.

MARTINS, Nathalia. A Educação Ambiental na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2009.

PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2º Ed. Barueri/SP: Manole, 2014.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.


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