UNIDADE DE LEITURA- EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Emílio Rodrigues Júnior
JUSTIFICATIVA
Há uma preocupação mundial com o meio ambiente, sendo assim, verificamos
a necessidade de incentivar os nossos alunos a participarem desta atitude de
cidadania, em conjunto com professores e com colegas, objetivando a prática e
conscientização do ato de preservar e também levar essas ideias aos país,
amigos e familiares.
OBJETIVOS
Desenvolver nos alunos, o censo crítico sobre a importância da
preservação da natureza, a partir de práticas como vivências em parques e
praças, reuso, reciclagem e o plantio de árvores; Apresentar a natureza com
suas belezas, curiosidades e fragilidades; Mostrar lados negativos e positivos
da ação do homem e valorizar a preservação; Incentivar a construção de hortas
para cultivo de produtos naturais; Incentivar o cultivo de plantas ornamentais
na escola, afim de construir um ambiente agradável para o bom convívio na
escola.
DESENVOLVIMENTO
Ø Primeira Etapa
A primeira etapa da atividade irá ocorrer em sala de aula, com rodas de
conversas com os alunos sobre o meio ambiente, trazendo conceitos e informações
através de imagens, textos, vídeos e fotografias. A ideia e mostrar como o meio
ambiente está presente nas aulas de geografia, ciências, biologia. Ainda nesta
primeira etapa, pedir aos alunos para desenharem o que eles entenderam sobre o
meio ambiente e como eles enxergam a natureza.
Ø Segunda Etapa
Na segunda etapa, vamos visitar um parque na cidade, onde contém árvores,
animais, diversos tipos de plantas (de pequeno a grande porte), e rios. A
atividade visa apresentar todos os animais e aves presentes no parque, explicar
como os animais e aves se reproduzem, cadeia alimentar, como as plantas se
desenvolvem, o que acontece se não houver a preservação. Nesta atividade vamos
apresentar diversas fotos de desmatamento, queimadas, extração de madeira
ilegal. No final da etapa, cada aluno vai tirar uma fotografia com a parte que
mais gostou na visita, para que no final do ciclo da atividade, apresentar em
murais na escola.
Ø Terceira Fase
A terceira fase vai trabalhar a reciclagem. Iremos convidar uma empresa
que atua na reciclagem e separação de lixos. Todas as crianças receberão
informações de como podemos reaproveitar materiais em casa para transformar em
outros objetivos. Nesta etapa, cada aluno vai chegar em casa e verificar com os
pais, o que tem de materiais que podem ser reciclados, que diariamente são
descartados no lixo, como papel, latinhas, plásticos, pilhas, dentre outros. A
pós o recolhimento dos objetos, a empresa irá passar na escola para recolher o
material e apresentar alguns objetos que passaram por transformações após a
reciclagem.
Ø Quarta etapa
Na quarta etapa, a atividade irá trabalhar o plantio de mudas de plantas
na própria escola. Cada aluno vai trazer uma muda, que podem ser ornamentais ou
frutíferas. Cada planta irá receber um selo com o nome do aluno responsável,
que deverão cuidar em parceria com a escola.
Ø Quinta etapa
A quinta e última etapa é fazer uma confraternização, no intuito de
apresentar todas as atividades realizadas. Construir um painel de sucatas para
exposição das fotos e também expor vídeos sobre o meio ambiente toda a escola.
Todos os pais serão convidados para festejar com os seus filhos. Nesta
confraternização, os alunos apresentarão um teatro com a temática de meio
ambiente.
CONCLUSÃO
Falar sobre o meio ambiente nunca esteve
tão em alta quanto atualmente. A cada dia aumenta a preocupação das pessoas em
preservar o nosso planeta. Esta aula procurou inserir conceitos de Educação
Ambiental e propor uma atividade para ser aplicada com os alunos do ensino fundamental. A
temática é importante para educar as crianças para o censo crítico e poder
levar as informações para as suas respectivas casas e no convívio social.
A ideia também foi poder fazer com que a
Educação Ambiental não aconteça apenas nas escolas, mas que as famílias possam
dar continuidade na educação dos filhos e diversas ações podem ser realizadas,
como por exemplo: trabalhar com separações de lixos para reciclagem, orgânicos,
limpeza de vasos de plantas para evitar mosquito, evitar queimadas, plantar sua
própria horta para colher produtos naturais, dentre outras ações.
A atividade prática proposta foi
importante para levar às crianças casos reais de desmatamento, queimadas e como
o homem é o principal causador dos problemas ambientais existentes e é através
dele que poderão criar ações de preservação.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Lei 9.795 de 27/04/1999. Dispõe sobre a educação ambiental,
institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/lei9795.pdf.
último acesso em 04 de novembro de 2017.
MARTINS, Nathalia. A Educação
Ambiental na Educação Infantil. Trabalho
de Conclusão de Curso apresentado no curso de Pedagogia da Universidade Federal
de São Carlos. São Carlos, 2009.
PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação
Ambiental e Sustentabilidade. 2º Ed. Barueri/SP: Manole, 2014.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental:
possibilidades e limitações. Educação e
Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.
Comentários
Postar um comentário