ESTADO DA ARTE - LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (4)











Disciplina ED701/A – Leitura e Ensino;
Professor Ezequiel Theodoro da Silva.
Marta Araujo BARONI.
Atividade: Análise de Artigos, Dissertações e Teses selecionadas.
            
         O primeiro texto selecionado trata-se de um artigo, o qual tem o seguinte tema: Leitura Literária no Ensino Fundamental: uma experiência a partir do gênero conto, na autoria de Antônio Loureiro da Silva Neto e Prof. Dr. Francisco Afrânio Câmara – Pereira. Foi publicado na Revista Eletrônica de Letras e Linguística AFLUENTE, em 2016.
            O artigo descreve uma experiência desenvolvida pelos autores, enquanto alunos do PROFLETRAS (Programa de Mestrado Profissional em Letras, oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional.) e defendida na tese de mestrado em 2015. A sequência didática ocorreu em uma sala de aula de Escola Estadual, com alunos do nono ano. O objetivo em tal atividade foi promover, no ensino fundamental, práticas de leitura literária a partir do gênero conto, visando estimular o gosto pela literatura e leitura. O trabalho foi desenvolvido com o conto “O Homem Nu” de Fernando Sabino.
            Os autores denominaram a sequência de atividades desenvolvidas de “Experiência de Leitura”, percorrendo um caminho que permitiu aos alunos experienciar aprendizado sobre a vida, o gosto pelo humor, o domínio da linguagem, criatividade, cultura geral, ampliação vocabular, posicionar-se, questionar, expandir os sentidos, entre outras vantagens provenientes de uma leitura literária nesse nível.
            Os autores citam ainda no artigo, entre outras dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades, questões peculiares à própria idade dos alunos, as quais podem dificultar o trabalho do professor, se este não desenvolver uma prática, com métodos de ensino em que o hábito de ler seja visto como atividade substancial e própria para conduzir pessoas a um patamar de saberes mais elevado.
            Segundo os autores, a concepção de muitos adolescentes de que o trabalho com leitura os levará a longos e fatigantes textos relacionados ao mundo dos adultos, também é característica, que pode desanimar os professores menos corajosos, por isso ensinar leitura e literatura, deve ser realizado de forma muito cuidados, planejada e centrada em um educador paciente e que sirva de exemplo fiel daquilo que ensina.
            O segundo texto selecionado, também é um artigo, o qual tem o seguinte tema: A leitura do texto literário: da fruição à construção do sentido, na autoria de Valnecy Oliveira Corrêa Santos; Antônia Cláudia de Carvalho Rocha; Sandra Maria Lemos Campelo. Também foi publicado na Revista Eletrônica de Letras e Linguística AFLUENTE, em 2016.
            O texto relata o desenvolvimento de um trabalho compreendido na perspectiva sociocognitiva, a qual fundamenta-se em autores como Wolfgang Iser (1979) e Hans Robert Jauss (1979), bem como Cosson (2014) , Marcuschi (2008) e Baktin (2014).
            Para os autores, a leitura é concebida como um processo interativo, no qual dois sujeitos se encontram e cada um traz consigo os diversos tipos de conhecimentos que adquiriu em suas experiências ao longo da vida, os quais são acionados em situação de interação com o texto.
            Dentro dessa concepção, as atividades de leitura e análise de textos ocorreram com as seguintes obras: “Capítulo de Gênesis” de Carlos Drummond de Andrade e os “capítulos 7 (versículos 17- 24) e 8 (versículos 1 ao 22) do livro bíblico de Gênesis”, as quais proporcionaram aos alunos, condições para o diálogo com o texto, análise comparativa, os quais mantêm relação de intertextualidade, bem como a realização de inferências, estabelecendo conexões com seus conhecimentos e experiências de leitura.
            Após o desenvolvimento da sequência didática, os autores concluíram que o processo de ensino aprendizagem de leitura, deve ser fundamentado e planejado adequadamente para que o aluno- leitor se encontre com o texto, o que é pertinente no contexto de leitura que temos desenvolvido em nossas aulas de leitura.
            O terceiro texto analisado trata-se de uma Dissertação de Mestrado, com o tema: Ênfase à leitura literária na escola: um caminho para a formação do leitor crítico, defendida em 2015, por Valéria Maria Sant’ana Britto dos Anjos, sob orientação da Profª Drª Rosemere Ferreira da Silva, no Departamento de Ciências Humanas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A pesquisa teve como objetivo a investigação da realidade escolar, e intervenção através de práticas inovadoras de leitura literária.
            As reflexões acerca do tema fundamentam-se em autores como: Solé (1998), Colomer (2007), Cosson (2012) e Kleiman (2011/ 2013).
            Em sua pesquisa, Anjos descreve o contexto educacional, como deficitário de leitura literária, e quando ocorre, tal prática, se fundamenta em uma metodologia inadequada. Assim, o ato de ler é visto pelos alunos como obrigação, na qual suas escolhas são desprivilegiadas, e os limita a superficialidade do texto, através de atividades metalinguísticas descontextualizadas, e que corrobora contra a formação de leitores.
            Em contrapartida, a autora destaca que o leitor “ideal”, é aquele que não foge dos livros, que tem em suas experiências, diversos gêneros de leitura, dos mais simples aos mais complexos.
            Fundamentada em Lajolo (2005), a autora destaca que é na escola que os alunos precisam viver as experiências necessárias, para que no decorrer da vida, possam recorrer aos livros e à leitura como fonte de informações, como instrumento de aprendizagem e como forma de lazer.
            Diante do constatado em sua pesquisa, Anjos desenvolveu uma sequência de atividades que contemplou os alunos com motivação, estímulos, curiosidade, análise, observação, interação entre texto e leitor, bem como outros aspectos relevantes na proposta desenvolvida. A obra escolhida foi “Isso ninguém me tira” de Ana Maria Machado.
            Ao término da pesquisa, concluiu-se que os professores devem ter boa relação com a literatura, pois caso contrário, nada acontecerá de positivo no desenvolvimento do trabalho com leitura literária, por melhores que sejam os livros escolhidos, por melhores que sejam os procedimentos planejados, o mediador e seu relacionamento com a literatura, se mostrou como condição importantíssima na formação de leitores literários.
            Ao analisar os três textos, pode- se concluir que o desenvolvimento das práticas pedagógicas com leitura literária no nono ano, requer do professor, fundamentação teórica, organização, e estratégias, que permitam ao aluno interação com o texto, e consequentemente a construção e reconstrução de sentidos, os quais dependem de todo um contexto de experiências de vida, que podem e devem ser enriquecidas pela escola ao proporcionar a este aluno, experienciar a diversidade de gêneros constitutivos da literatura.
            Apesar das pesquisas evidenciarem, triste realidade com relação ao contexto educacional no qual os alunos estão inseridos, e diversos outros aspectos colaborarem para esta decadente situação, ainda há possibilidade do desenvolvimento de um bom trabalho a partir do momento em que o professor se conceber como executor do projeto de formação de leitores.   

      

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