ESTADO DA ARTE - LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (4)
Disciplina ED701/A – Leitura
e Ensino;
Professor Ezequiel Theodoro
da Silva.
Marta Araujo BARONI.
Atividade: Análise de Artigos, Dissertações e Teses selecionadas.
O primeiro texto selecionado trata-se de um artigo, o
qual tem o seguinte tema: Leitura Literária no Ensino Fundamental: uma experiência a partir do
gênero conto, na autoria de Antônio
Loureiro da Silva Neto e Prof. Dr. Francisco Afrânio Câmara – Pereira. Foi
publicado na Revista Eletrônica de Letras e Linguística AFLUENTE, em 2016.
O artigo descreve uma
experiência desenvolvida pelos autores, enquanto alunos do PROFLETRAS (Programa
de Mestrado Profissional em Letras, oferecido em rede nacional, é um curso de
pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de
ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil
(UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O
programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino
fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional.) e
defendida na tese de mestrado em 2015. A sequência didática ocorreu em uma sala
de aula de Escola Estadual, com alunos do nono ano. O objetivo em tal atividade
foi promover, no ensino fundamental, práticas de leitura literária a partir do
gênero conto, visando estimular o gosto pela literatura e leitura. O trabalho
foi desenvolvido com o conto “O Homem Nu” de Fernando Sabino.
Os autores denominaram
a sequência de atividades desenvolvidas de “Experiência de Leitura”,
percorrendo um caminho que permitiu aos alunos experienciar aprendizado sobre a
vida, o gosto pelo humor, o domínio da linguagem, criatividade, cultura geral, ampliação
vocabular, posicionar-se, questionar, expandir os sentidos, entre outras
vantagens provenientes de uma leitura literária nesse nível.
Os autores citam ainda
no artigo, entre outras dificuldades encontradas no desenvolvimento das
atividades, questões peculiares à própria idade dos alunos, as quais podem
dificultar o trabalho do professor, se este não desenvolver uma prática, com
métodos de ensino em que o hábito de ler seja visto como atividade substancial
e própria para conduzir pessoas a um patamar de saberes mais elevado.
Segundo os autores, a
concepção de muitos adolescentes de que o trabalho com leitura os levará a
longos e fatigantes textos relacionados ao mundo dos adultos, também é característica,
que pode desanimar os professores menos corajosos, por isso ensinar leitura e literatura,
deve ser realizado de forma muito cuidados, planejada e centrada em um educador
paciente e que sirva de exemplo fiel daquilo que ensina.
O segundo texto selecionado, também
é um artigo, o qual tem o seguinte tema: A leitura do texto literário: da
fruição à construção do sentido, na autoria de Valnecy Oliveira Corrêa Santos; Antônia Cláudia de Carvalho Rocha;
Sandra Maria Lemos Campelo. Também foi publicado na Revista Eletrônica de Letras e Linguística AFLUENTE, em 2016.
O texto relata o
desenvolvimento de um trabalho compreendido na perspectiva sociocognitiva, a
qual fundamenta-se em autores como Wolfgang Iser (1979) e Hans Robert Jauss
(1979), bem como Cosson (2014) , Marcuschi (2008) e Baktin (2014).
Para os autores, a
leitura é concebida como um processo interativo, no qual dois sujeitos se
encontram e cada um traz consigo os diversos tipos de conhecimentos que
adquiriu em suas experiências ao longo da vida, os quais são acionados em
situação de interação com o texto.
Dentro dessa
concepção, as atividades de leitura e análise de textos ocorreram com as
seguintes obras: “Capítulo de Gênesis” de Carlos Drummond de Andrade e os
“capítulos 7 (versículos 17- 24) e 8 (versículos 1 ao 22) do livro bíblico de
Gênesis”, as quais proporcionaram aos alunos, condições para o diálogo com o
texto, análise comparativa, os quais mantêm relação de intertextualidade, bem
como a realização de inferências, estabelecendo conexões com seus conhecimentos
e experiências de leitura.
Após o desenvolvimento
da sequência didática, os autores concluíram que o processo de ensino
aprendizagem de leitura, deve ser fundamentado e planejado adequadamente para
que o aluno- leitor se encontre com o texto, o que é pertinente no contexto de
leitura que temos desenvolvido em nossas aulas de leitura.
O terceiro texto
analisado trata-se de uma Dissertação de Mestrado, com o tema: Ênfase à leitura literária na escola: um caminho
para a formação do leitor crítico, defendida em 2015, por Valéria Maria
Sant’ana Britto dos Anjos, sob orientação da Profª Drª Rosemere Ferreira da
Silva, no Departamento de Ciências Humanas do Campus V da Universidade do
Estado da Bahia – UNEB. A pesquisa teve como objetivo a investigação da
realidade escolar, e intervenção através de práticas inovadoras de leitura
literária.
As reflexões acerca do tema
fundamentam-se em autores como: Solé (1998), Colomer (2007), Cosson (2012) e
Kleiman (2011/ 2013).
Em sua pesquisa, Anjos descreve o
contexto educacional, como deficitário de leitura literária, e quando ocorre, tal
prática, se fundamenta em uma metodologia inadequada. Assim, o ato de ler é
visto pelos alunos como obrigação, na qual suas escolhas são desprivilegiadas,
e os limita a superficialidade do texto, através de atividades metalinguísticas
descontextualizadas, e que corrobora contra a formação de leitores.
Em contrapartida, a autora destaca
que o leitor “ideal”, é aquele que não foge dos livros, que tem em suas
experiências, diversos gêneros de leitura, dos mais simples aos mais complexos.
Fundamentada em Lajolo (2005), a
autora destaca que é na escola que os alunos precisam viver as experiências
necessárias, para que no decorrer da vida, possam recorrer aos livros e à
leitura como fonte de informações, como instrumento de aprendizagem e como
forma de lazer.
Diante do constatado em sua
pesquisa, Anjos desenvolveu uma sequência de atividades que contemplou os
alunos com motivação, estímulos, curiosidade, análise, observação, interação
entre texto e leitor, bem como outros aspectos relevantes na proposta desenvolvida.
A obra escolhida foi “Isso ninguém me tira” de Ana Maria Machado.
Ao término da pesquisa, concluiu-se
que os professores devem ter boa relação com a literatura, pois caso contrário,
nada acontecerá de positivo no desenvolvimento do trabalho com leitura
literária, por melhores que sejam os livros escolhidos, por melhores que sejam
os procedimentos planejados, o mediador e seu relacionamento com a literatura,
se mostrou como condição importantíssima na formação de leitores literários.
Ao analisar os três textos, pode- se
concluir que o desenvolvimento das práticas pedagógicas com leitura literária no
nono ano, requer do professor, fundamentação teórica, organização, e
estratégias, que permitam ao aluno interação com o texto, e consequentemente a
construção e reconstrução de sentidos, os quais dependem de todo um contexto de
experiências de vida, que podem e devem ser enriquecidas pela escola ao proporcionar
a este aluno, experienciar a diversidade de gêneros constitutivos da
literatura.
Apesar das pesquisas evidenciarem,
triste realidade com relação ao contexto educacional no qual os alunos estão
inseridos, e diversos outros aspectos colaborarem para esta decadente situação,
ainda há possibilidade do desenvolvimento de um bom trabalho a partir do
momento em que o professor se conceber como executor do projeto de formação de
leitores.
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