CULTURA, EDUCAÇÃO E LEITURA - PROGRAMA DO CURSO

ED728 – CULTURA, EDUCAÇÃO E LEITURA
Prof. Ezequiel Theodoro da Silva
Faculdade de Educação/ DELART-ALLE/AULA
2º semestre, 2018


APRESENTAÇÃO

Na sociedade capitalista de consumo, onde necessariamente ocorre o fenômeno da co-ocorrência/concorrência de linguagens e veículos de comunicação, a escola reflete dentro de si as contradições do contexto maior e coloca nas suas salas de aula um alunado que, no seu dia-a-dia, está imerso no universo da mídia, sofrendo os seus efeitos.

Não resta dúvida de que a revolução audiovisual e, mais recentemente, a revolução da informática proporcionaram alterações substanciais nos modos de comunicação, aumentando exponencialmente os recursos da expressividade e da comunicação humana.  As imagens fixas ou em movimento (via TV, Internet, fotografia, vídeo, etc.), as extensões da voz (via telefonia avançada, rádio, etc.) restaurando/redinamizando o universo das sonoridades, etc. abalaram significativamente a hegemonia da palavra impressa no que se refere aos processos de busca e produção do conhecimento e/ou das práticas de entretenimento.

O professor, por trabalhar com educação formal e/ou informal, não pode deixar de refletir sobre os processos intersemióticos da atualidade, sob o risco de uma atuação docente fora da realidade, obsoleta.  A mídia, de Gutenberg à Internet, não apenas "faz a cabeça", mas também abre múltiplas perspectivas para as atividades de ensino-aprendizagem no mundo contemporâneo.  Consequentemente, uma reflexão sobre a leitura, porta primeira de acesso às linguagens, aos discursos e aos veículos de comunicação, permitirá uma compreensão de sua importância para um entendimento dessa complexa - e veloz - dinâmica intersemiótica da atualidade como também possibilitará um manejo mais consequente da mesma (leitura) para o enriquecimento dos projetos pedagógicos em todos os níveis do ensino.

OBJETIVOS

O propósito maior deste curso é o levar os participantes a uma reflexão centrada nas práticas de leitura da realidade e da palavra, tomando-a como um instrumento fundamental à compreensão dos sentidos que entram em circulação via linguagens, suportes e meios. Para todos os efeitos, focaremos mais especificamente a leitura da escrita (manuscrita, impressa e virtual), sem desmerecer a importância da leitura dos códigos não-verbais (imagem, traço, gesto, forma, etc.) na escola e na sociedade em geral.

Os objetivos específicos do trabalho podem ser assim descritos:

(1) Estudo e aprofundamento da problemática cultural na América Latina (cf. Canclini), aprofundando as suas implicações e repercussões no campo educacional;
(2) Discussão e delineamento de metodologias relacionadas ao planejamento de programas e unidades de leitura para as escolas de educação fundamental, principalmente de 6º ao 9º ano; e 
(3) Produção de textos a partir de pesquisas e incursões em fontes escritas – textos estes que possam ser posteriormente utilizados num blog da Internet e orientar os professores no enfrentamento dos desafios relacionados à promoção da leitura na escola.

CRONOGRAMA E CONTEÚDOS

AGOSTO (08, 15, 22, 29)
Apresentação da turma, organização do trabalho (grupo Whatsapp, blog, etc.), plano de trabalho e expectativas. Estudo de capítulos da obra Culturas híbridas – estratégias para entrar e sair da modernidade (4ª edição) de Nestor Garcia Canclini (São Paulo: EDUSP, 2006. 385 páginas), destacando e discutindo principalmente o conceito de “hibridação” no contexto da problemática cultural contemporânea. 
Para 15 de agosto, p. xvii a p. 66
Para 29 de agosto, p. 283 a p. 372

SETEMBRO (05, 12, 19, 26)
Estudo da obra: Unidades de Leitura, de Ezequiel Theodoro da Silva (Campinas: Autores Associados, 2006. 117 páginas), buscando o delineamento de um modelo de organização de programas, unidades e aulas de leitura. Criação de unidades de leitura crítica/criativa pelos participantes do curso.   

OUTUBRO (03, 10, 17, 24, 31)
Estudo de trabalhos científicos, principalmente dissertações e teses, que tratem da realidade da leitura no contexto das escolas públicas. Busca, seleção e trabalho escrito com o título: O que a pesquisa mostra e orienta em relação ao ensino da leitura, tendo como destinatário o professor de educação fundamental. Aplicação de um questionário sobre leitura dos estudantes de 9º ano, tabulação e discussão em classe – produção do relatório de pesquisa do grupo. 

NOVEMBRO (07, 14)
Estudo da coletânea Leitura: história e ensino, de Tania Rosing e Regina Zilberman (Porto Alegre: Edelbra, 2016. 319 páginas), focando mais detidamente aspectos relacionados à problemática da leitura na era da Internet. 

METODOLOGIA

A condução deste curso será feita primordialmente através de exposições pelo professor, leituras e discussões em grupo. Ao lado desse esquema básico, aos participantes serão solicitadas leituras complementares (unidades 1 e 2) para adensamento da compreensão de conceitos e princípios do universo teórico da leitura. Fica a recomendação de que todas as leituras sejam devidamente registradas, referenciadas e fichadas para suporte aos trabalhos escritos previstos. Orientações individuais poderão ser antecipadamente agendadas com o professor por email ou whatsapp.

AVALIAÇÃO

Elementos como presença, pontualidade (às aulas, na entrega de trabalhos, etc.) e participação nas sessões do curso serão priorizados para efeito de avaliação. Além destes aspectos, serão levadas em consideração as seguintes produções:
>  resenha de livro teórico (atual) relacionado com a promoção da leitura, com entrega no dia 31 de outubro. 30 pontos
>  leitura de um romance de ficção (moderno, autor contemporâneo), de livre escolha, com entrega de comentário crítico no dia 07 de novembro. 20 pontos
>  análise de um site ou blog que fale de leitura e/ou de literatura. 20 pontos
> artigo para submeter a uma publicação, voltado ao ensino da leitura ou da literatura e, se quiser, vinculado à dissertação de mestrado ou tese de doutorado do participante. 30 pontos
Obs: As orientações para cada um desses trabalhos serão fornecidas no início de cada unidade programada, conforme o transcorrer dos meses.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. (4ª ed., 1ª reimpressão) São Paulo: Edusp, 2006.

CHARTIER, Roger. A ordem dos Livros: leitores, autores e bibliotecas. Brasília: Editora da UNB, 1994.
______________. A História Cultural, entre práticas e representações. São Paulo: DIFEL, 1987.
______________. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.  
______________. A aventura do livro – do leitor ao navegador. São Paulo: EDUNESP, 1998.

COLEÇÃO “Leitura e Formação”. São Paulo: Global e ALB, 2007-2009. Várias obras.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros. A leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

ECO, Umberto. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.

LAJOLO, Marisa & Zilberman, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Editora Contra Bando, 1998.
______________ La Experiencia de La Lectura. Estudios sobre Literatura y Formación. Barcelona: Laertes, 1996.
______________ Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995.

PETIT, Michel. Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva. SP: Editora 34, 2008.

PRADO, Jason & DINIZ, Júlio (Org.). Vivências de leitura. Quem são e o que dizem as pessoas que estão escrevendo a história da leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Leia Brasil, 2007.

SILVA, Ezequiel T. O ato de ler. Fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. SP: Cortez, 1991.

_____________. Leitura na Escola e na Biblioteca. Campinas: Papirus, 1995.
_____________. Elementos de Pedagogia da Leitura. SP: Martins Fontes, 1998. 
_____________, A Leitura nos Oceanos da Internet. SP: Cortez, 2004. 

ZILBERMAN, Regina. Fim dos livros, fim dos leitores? São Paulo: Editora Senac, 2001.

REVISTAS RECOMENDADAS 

Leitura: Teoria e Prática. Campinas: ALB (todos os números editados) 
Revista Piauí

SITES RECOMENDADOS

PORTAL LEITURA CRÍTICA: http://lercritica.com 
BLOG LEITURA E ENSINO - http://leituraensino.blogspot.com/ 
BLOG LER E ENSINAR - https://lerensinar.blogspot.com/ 
PROJETO MEMÓRIA DA LEITURA - http://www.unicamp.br/iel/memoria/ 
PNLL - (a indicar)

SUGESTÃO DE ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS PARA LEITURA DE ROMANCE DE FICÇÃO

Laureados Prêmio Nobel de 1998 a 2017 – Cf. https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/lista-completa-dos-laureados-com-o-premio-nobel-da-literatura  (extrair poetas, dramaturgos e músicos)

Autores nacionais, com ênfase ao relativamente desconhecidos – Cf. http://notaterapia.com.br/2017/09/18/8-escritores-brasileiros-contemporaneos-que-voce-precisa-conhecer/   

Ezequiel Theodoro da Silva
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